Festival Elas por Elas: petistas debatem participação da mulher na política

Encontro em Natal reuniu a governadora Fátima Bezerra a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann e as deputadas federais Natália Bonavides e Benedita da Silva

Luísa Medeiros/ Assessoria de Natália Bonavides

O Partido dos Trabalhadores é pioneiro na luta por paridade de gênero na política. Essa igualdade é um princípio do PT, que elegeu a primeira mulher presidenta da república, Dilma Rousseff. Para fomentar essa participação e formar novas lideranças, o Partido criou o projeto Elas por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres, que realiza um festival nacional entre esta sexta-feira (02) e domingo (04).

O Festival Elas por Elas teve como primeira atividade uma reunião entre lideranças femininas do PT. No encontro, todas elas reiteraram a importância das políticas adotadas pelo Partido e a importância de ampliar ainda mais esse debate.

Participaram do encontro a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolynne, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e as deputadas federais Natália Bonavides (RN) e Benedita da Silva (RJ), dentre outras convidadas.

Ao falar sobre a presença de mulheres na política, Gleisi é taxativa ao afirmar não ser possível ter uma democracia efetiva enquanto mais da metade do povo brasileiro estiver sub representada. As mulheres correspondem a 52% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), mas ocupam apenas 15% das cadeiras do Congresso Nacional.

Somos a maioria dos eleitores, mas somos a minoria na Câmara dos Deputados, nos cargos executivos estaduais, nas prefeituras, etc – reitera.

E complementa sua fala ressaltando que a luta pelos direitos das mulheres é, na verdade, uma luta que beneficia a todos os brasileiros. “Quando queremos saúde para as nossas famílias, educação para os nossos filhos, geração de emprego, renda, oportunidade de trabalho são reivindicações que atingem a maioria da população. Quando as mulheres conseguem transformar suas pautas em realidade, melhoram a vida de todo mundo, por isso a importância de garantir a participação feminina na política”.

As palavras de Gleisi corroboram a fala da deputada federal Natália Bonavides sobre representatividade. “Somos mais da metade da população, mais da metade do eleitorado, mas ainda somos sub representadas nos espaços de poder e na política de modo geral. Isso significa que estamos ausentes nas decisões que afetam nossas vidas. então é urgente ampliar a participação das mulheres”.

Nesse contexto, o Festival Elas por Elas reúne mulheres de todo o país para ampliar o debate sobre suas formas de resistência. Essa é uma forma que a secretária Nacional de Mulheres do PT usou para definir o evento. “A ideia é juntar essas mulheres de todo país, cada uma trazendo sua cultura, sua forma de resistência”, define Anne, que espera a participação de 600 representantes de diversos estados no evento.

PT tem histórico na luta por igualdade de gênero

Fátima Bezerra, única mulher a ser eleita para o governo de um estado brasileiro em 2018, o Rio Grande do Norte, destaca o pioneirismo do PT na luta por mais igualdade. “O projeto Elas por Elas corrobora toda essa tradição do Partido, que tem um papel de vanguarda por colocar na agenda a política de igualdade de gênero. Não podemos de maneira alguma nos conformar com essa sub representatividade. As mulheres tem capacidade, tem desejo e tem o direito, sim, de ter uma participação ativa na vida política”.

A fala da governadora vai ao encontro do que afirmou a deputada federal Benedita da Silva. “Durante esses 39 anos do PT, fizemos com que, cada vez mais mulheres pudessem ter participação e com recortes. Mulheres negras, mulheres brancas, mulheres indígenas…”. Nesse sentido, Benedita considera que o projeto Elas por Elas é fundamental a medida em que amplia o debate e inspira a participação na política.

Festival Elas por Elas

O Festival Elas por Elas acontece entre esta sexta-feira (02) e domingo (04), em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento reúne mulheres de todo país para discutir política em meio a uma série de atividades como mesas, debates, oficinas, apresentações artísticas e culturais. Cada estado conta ainda com uma tenda para apresentar suas comidas típicas e expressões culturais.

Com o tema Cultura, Comunicação e Trabalho, o festival é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres em parceria com a Secretaria Nacional de Cultura do PT.

Confira a programação na íntegra

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT