“Filhos da integração” aguardam para ver Mujica e Lula de novo

Alunos de instituto de ensino binacional contam por que esperam ansiosos pelo evento que acontece nesta segunda (19) em Santana do Livramento e Rivera

Estudantes brasileiras e uruguaio juntos no instituto binacional. Eles sabem por que querem Lula de volta

No dia 30 de julho de 2010, os então presidentes da República do Uruguai e do Brasil, José “Pepe” Mujica e Luiz Inácio Lula da Silva, encontraram-se no Parque Internacional de Santana do Livramento e Rivera. Lula vivia os últimos meses de um governo de oito anos e fez a viagem para fortalecer os laços que cultivou durante toda sua administração, de integração do Brasil com seus vizinhos, de construção de uma política de desenvolvimento integrada e unida com as demais nações do continente, e não alinhada e em subordinação aos Estados Unidos. Aquele foi o último encontro entre quaisquer mandatários dos dois países na chamada “Fronteira da Paz”.

Agora, nesta segunda-feira (19), Lula e Mujica voltam a se encontrar na mesma praça binacional. A escolha por este ponto de fronteira para o encontro tem razão de ser. Ali se encontra um fruto da política de integração dos dois países, com as milhares de pessoas que diretamente são beneficiadas por ele.

Em 2005, os dois países assinaram o “Acordo de Criação de Escolas e/ou Institutos Binacionais Fronteiriços Profissionais e/ou Técnicos e para o Credenciamento de Cursos Técnicos Binacionais Fronteiriços”. O nome comprido define um programa que, na prática, promove qualificação e formação profissional gratuita como mecanismo de inclusão social da população fronteiriça, tendo na educação um elemento de fortalecimento do processo de integração. O acordo prevê que em cada curso oferecido, os postulantes de cada país tenham direito a 50% do total de vagas.

As cidades de Rivera e Santana do Livramento foram escolhidas para receber uma dessas unidades internacionais, e assim foi criado ali um campus integrado do Ifsul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense), criado por Lula em 2008 para ampliar a oferta de ensino técnico federal em cidades pequenas e médias do estado, com a Escuela Tecnica Superior de Rivera (CETP).

Milhares de pessoas aguardam para ver Mujica e Lula de novo juntos na praça binacional. Mas alguns esperam mais.

Manoela Fernandes, 17 anos, de Santana do Livramento, estudante do Ifsul, está ansiosa. “O que vejo no Ifsul é um lugar que se preocupa com o humano, se preocupa em tornar as pessoas melhores, para elas e para os outros”, começa explicando a brasileira, ao responder sobre o que ela acha que existe de bom na sua escola.

Depois, continua: “A integração com o Uruguai é a coisa mais bacana. Estamos um do lado do outro, mas a verdade é que não convivíamos com a língua do outro. E, quando tem aula de geografia, é geografia dos dois países. Quando tem aula de história, é a mesma coisa. Tem que aprender a conviver mesmo, e vou sair daqui com um diploma binacional.”

Conviver como fez e faz Eduardo Freitas, uruguaio de Rivera, de 20 anos, estudando informática para a internet no campus internacional. Depois que entrou no curso, viajou pelo Brasil, foi de Pelotas (RS) e Porto Alegre até Recife, em Pernambuco.
“Aprendi a falar português na sala de aula. Às vezes, sem notar, estou falando português na sala, e também acontece com brasileiros. É uma troca que não fica só na língua, vai para a cultura, para música, para a arte. A gente olha mais para o outro”, resume.
Freitas e seus colegas mergulharam tão profundamente na experiência proporcionada pelo instituto binacional que escreveram um livro sobre ele: “Cursos binacionais: relatos de uma experiência inovadora”, que pode ser lido ou impresso aqui.
Outra Manoela, esta Manoela da Cruz, brasileira de 17 anos cursando o ensino médio técnico em informática no Ifsul-CETP, diz por que está ansiosa para ver Lula.
“Quando um presidente resolve dar direitos aos pobres, coisas que nunca tinham existido, isso incomoda muita gente. As pessoas acham que estão sendo concedidos privilégios aos pobres, as pessoas ricas acham isso, sem dizer que elas e que sempre foram privilegiadas.
Tudo que mais quero é ver lula em Livramento, meu sonho é vê-lo na minha cidade. Eu só queria agradecer por tudo que fez não só diretamente a mim mas para toda a sociedade. Tem um Brasil antes do Lula e um outro depois.”

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.


Por Pedro Sibahi e Vinícius Segalla, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast