Final de semana contra a pedofilia

Cidades do Distrito Federal promovem eventos para reforçar ações de conscientização

O Gama e a Ceilândia, cidades do DF, estão empenhadas na luta contra a violação de crianças e adolescentes. Como domingo é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, os municípios organizaram ações para conscientizar a população.

Na manhã de hoje, o Gama sediou uma série de eventos com passeata sobre o tema. Amanhã (18) é a vez das ruas da Ceilândia abrirem espaço disque 100para a 4ª Marcha Contra a Pedofilia, marcada para às 9h.

O objetivo dos movimentos é alertar as autoridades para o problema, assim como o de atentar a população para o uso do “Disque 100”, importante instrumento de denúncia. Na oportunidade também será abordado os problemas do turismo sexual e como a população pode agir para coibir esse crime, principalmente durante a Copa do Mundo.

DISQUE 100

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República oferece o “Disque 100” para denúncias sobre a exploração sexual infantil. A ligação é anônima e gratuita.

No ano passado, os conselhos tutelares do DF registraram 43.502 mil denúncias de violações aos direitos de crianças e do adolescentes. Destas, 1.840 mil eram sobre violência sexual, fazendo de Brasília umas das cidades que mais denunciam.

Em todo o Brasil foram 275.638 mil ligações para o Disque 100, sendo 27.664 mil com alertas sobre exploração sexual.

Denuncie!

Dique 100 ou, no Distrito Federal, é possível denunciar pelo telefone (61) 3234-2876 da Secretaria da Criança do DF e nos Conselhos Tutelares de cada cidade.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast