Florence: decisão da ONU consolida que Lula é perseguido político

ONU pede explicações ao estado brasileiros por perseguição abusiva de Sérgio Moro contra o ex-presidente. Governo brasileiro terá dois meses para responder

Ricardo Stuckert

O apoio ao ex-presidente e o repúdio à sentença arbitrária de Sérgio Moro só faz crescer ao redor do mundo

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence (PT-BA), e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), concederam entrevista coletiva nesta quarta-feira (26) em Brasília após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter aceito denúncia dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o parlamentar, “a decisão da ONU consolida que foi golpe e que Lula é um perseguido político” no Brasil. A ONU aceitou, conforme divulgado pelos advogados do ex-presidente nesta quarta, a denúncia protocolada sobre a violação da Convenção Internacional de Direitos Políticos e Civis e abuso de poder pelo juiz Sérgio Moro e procuradores federais da Operação Lava-Jato contra Lula.

De acordo com Florence, os motivos fundamentais da aceitação da ONU são a condução coercitiva e o cárcere privada por seis horas no aeroporto de São Paulo; a gravação e a divulgação ilegal de uma ligação telefônica entre ele e a presidenta eleita Dilma Rousseff; e o conjunto de prisões coercitivas e preventivas como instrumento para obter delações premiadas. O estado brasileiro terá dois meses para apresentar sua defesa a ONU.

Para Gleisi, o fato deixa claro o que a defesa de Lula afirma há tempos: “Há uma perseguição sem precedentes contra o presidente Lula”.

“A ONU fazer esse anúncio mostra que ela vê indícios que o Direito no Brasil está sendo ferido”.

Assista à entrevista coletiva:

LULA NA ONU – Afonso Florence e Gleisi Hoffmann falam sobre aceitação de denúncia pela ONU contra Moro

Publicado por PT na Câmara em Quarta, 26 de outubro de 2016

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast