Focus #131: Brasil decola de novo, “sorte” de Lula

Focus Brasil aborda a ascensão do Brasil sob a liderança de Lula, que já garantiu a volta do país ao ranking das maiores economias do mundo

Divulgação

A nova edição da Focus Brasil já está disponível no site da Fundação Perseu Abramo

A volta do Brasil ao ranking das dez maiores economias do mundo é tema de reportagem da nova edição da revista Focus, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA). Por causa das medidas implementadas pelo presidente Lula, resultando em um PIB de 2,9%, o país ocupa agora a 9ª posição, ultrapassando o Canadá e a Rússia.

“Do desastre ao triunfo?” questiona a publicação. “Ainda é cedo, mas o resultado é, sem dúvida, uma vitória do governo Lula, e de Haddad em particular, por ter sido o que mais contradisse publicamente o pessimismo do mercado”, destaca a Focus.

Na seção Carta ao leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice aborda o massacre em Gaza e sustenta que o extremista de direita Benjamin Netanyahu se isolou ainda mais no mundo após atacar o governo brasileiro. “A posição firme de Lula ao condenar o verdadeiro genocídio ocorrido em Gaza, ajudou a pôr luz sobre as atrocidades cometidas pelo regime liderado pelo ultradireitista Benjamin Netanyahu, em Israel”, argumenta.

“A tomada de posição do governo brasileiro, ao denunciar o morticínio de mulheres e crianças rodou o mundo”, lembra Cantalice, apontando a correta decisão do Brasil de condenar a chacina de civis no território palestino.

Na entrevista da semana, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) fala à jornalista Fernanda Otero sobre seus planos para a prefeitura de Belo Horizonte, cargo que pretende disputar nas eleições municipais. Correia defende uma gestão com ampla participação popular, ecoando o estilo do governo Lula.

“Já definimos um slogan para a pré-campanha: “BH pode mais”. A cidade tem muito potencial, e pode muito mais em diversas áreas”, anunciou Correia. “Infelizmente, a prefeitura não tem conseguido realizar um trabalho dinâmico, com participação popular e resolução dos principais problemas, é uma prefeitura que ainda vê os interesses econômicos, muitas vezes, sobressaindo contra os interesses sociais e públicos”, pontuou o deputado.

Acesse a edição completa da Focus Brasil aqui.