Focus Brasil #126: Perseguição sem fim

Nova edição da Focus traz entrevista com o Padre Júlio Lancelotti, que detalha as ameaças que vem sofrendo da extrema direita

Divulgação

Leia a nova edição da Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo

Alvo de perseguição política em São Paulo, inclusive com um absurdo pedido de instalação de uma CPI para investigar suas atividades, o padre Julio Lancelotti, concedeu entrevista à Focus Brasil, estampada na capa da edição desta semana, de número 126.

Na entrevista, o padre Julio descreveu um pouco da rotina de seu trabalho junto às populações de rua e fez uma análise das ameaças que vem sofrendo, inclusive com críticas à imprensa. “Estou convivendo com pessoas. Eu sempre digo, os moradores de rua não são anjos nem demônios, são pessoas”, argumenta Lancelotti à publicação da Fundação Perseu Abramo (FPA).

“As pessoas me perguntam: “Quantos você já tirou da rua?” Eles querem fazer contabilidade. Eu não tiro ninguém. O Paulo Freire diz que ninguém educa ninguém. Você me educa e eu te educo. Não sou eu que tiro ele da rua. Ele é que sai, com as pernas dele. Eu não posso caminhar por ele”, relata.

Na seção Carta ao leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice volta ao tema da segurança pública a partir da confirmação do nome de Ricardo Lewandowski ao Ministério da Justiça. Para Cantalice, a indicação sugere um trabalho de continuidade na pasta.

“O então ministro Flávio Dino, recém indicado para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no STF, fez uma gestão de excelência à frente do ministério. Enfrentou as hordas golpistas do fatídico 08 de Janeiro e empreendeu um enfrentamento sistemático ao crime organizado”, avalia.

A crise de segurança pública agravada pela ascensão do crime organizado deve ser enfrentada, aponta Cantalice. “Tema árido, complexo e de difícil resolutividade, a segurança pública não pode ser vista como tabu para os setores progressistas. É uma situação que envolve a todos, indiscriminadamente”.

“Ganha relevo o fortalecimento da Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública, que turbinada e ocupada por um especialista no tema, será de importância capital para o êxito da gestão que entra”, observa Cantalice. “Por tudo isso, é alvissareira a ida de Ricardo Lewandowski para a pasta da Justiça e Segurança Pública. Homem do direito, tem capacidade e representatividade para coordenar esse importante ministério no governo Lula”.

Leia a edição completa da Focus Brasil aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast