Focus Brasil #9 aborda os 5 anos do golpe de Estado no Brasil

A revista Focus Brasil desta semana também publica reportagem sobre a viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Brasília para dialogar com diferentes atores da política nacional

Site do PT

Revista Focus Brasil #9

A 9ª edição da revista Focus Brasil (acesse clicando aqui) aborda os prejuízos que o Brasil vem sofrendo nesses últimos 5 anos, desde o golpe de Estado que interrompeu o mandato de Dilma Rousseff. A ex-presidenta publica um artigo em que apresenta sua visão sobre o golpe e como ele abre espaço para a aliança neoliberal e fascista que ocupou o poder no Brasil.

A entrevista da semana é com a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Fora do governo desde o golpe de 2016, ela atua na Organização das Nações Unidas e está à frente de debates sobre o futuro da vida no planeta, como economia, ciência, saúde e a política devem convergir para que o mundo não se torne muito mais desigual e que seja possível viver com mais qualidade. Izabella Teixeira analisa a fraca participação de Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima organizada pelo presidente dos Estados Unidos e explica como o sistema de gestão do meio ambiente está sendo desestruturado no Brasil.

A revista Focus Brasil desta semana também publica reportagem sobre a viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Brasília para dialogar com diferentes atores da política nacional. Além disso, a edição trata da CPI da Covid, dos esforços de governadores para tentar impedir que Jair Bolsonaro provoque uma crise diplomática com a China e atrapalhe a chegada de mais vacinas no Brasil e da abertura dos Estados Unidos para debater a quebra de patentes das vacinas.

A ação policial na favela do Jacarezinho, feita mesmo diante da decisão do Supremo Tribunal Federal proibindo operações de incursão em comunidades, está nesta edição, em matéria que mostra a denúncia do PT da ilegalidade na decisão da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A revolta contra as reformas neoliberais na Colômbia é abordada por uma reportagem que está acompanhada de entrevista com o ex-presidente Ernesto Samper. A revista ainda publica artigo de Camila Moreno sobre a luta da qual o Partido dos Trabalhadores faz parte para garantir comida no prato dos brasileiros. Já Givânia Maria da Silva e Bárbara Oliveira Souza tratam da luta por sobrevivência dos quilombos em meio à pandemia do coronavírus. Por fim, a revista traz artigo sobre os prejuízos causados pela não realização do Censo e apresenta ainda uma grande homenagem pelos 25 anos da Fundação Perseu Abramo, além de um artigo sobre o fim da Lei de Segurança Nacional.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast