Focus Brasil #91: a parceria estratégica com a China

Na edição desta semana, a cobertura da visita da comitiva brasileira à China. “Lula viaja a Pequim, fecha 15 acordos com Xi Jinping e dá um novo rumo para a política externa brasileira”, aponta a Focus. Leia

A nova edição da Focus, de número 91, já está disponível para leitura (Imagem: Reprodução)

Já está disponível a nova edição da Focus Brasil, da Fundação Perseu Abramo (FPA). A revista, de número 91, traz em reportagem de capa a cobertura completa da visita do presidente Lula à China. “Lula viaja a Pequim, fecha 15 acordos com Xi Jinping e dá um novo rumo para a política externa brasileira, mostrando ao mundo que o multilateralismo é o caminho para a prosperidade das nações”, relata a Focus.

A Focus traz ainda reportagem sobre a posse da ex-presidenta Dilma Rousseff como nova comandante do banco de desenvolvimento dos BRICS (DNB), sediado em Xangai. “No discurso feito diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de autoridades da China e do Braisl, Dilma defendeu que o NDB dê prioridade às ações de combate à pobreza e às desigualdades sociais, usando moedas locais para novos projetos de investimento”, informa a Focus.

Outro destaque é o editorial da publicação, assinado pelo diretor da FPA, Alberto Cantalice, sobre os 100 dias de governo Lula. “É difícil traçar em poucas linhas o conjunto de realizações de meros 100 dias de governo“, reconhece Cantalice, no editorial. Ele destaca “o retorno do Brasil como protagonista no cenário internacional” e a agilidade de Lula diante das tragédias naturais que atingiram o país.

“A suplementação nas verbas da merenda escolar, a compra imediata de vacinas e as entregas de casas em tão pouco tempo são o sinal do que vem por aí”, aposta o diretor da FPA.

Em outra matéria, a revista se debruça sobre as novas regras fiscais desenhadas pelo Ministério da Fazenda e que irão enterrar de vez o famigerado teto de gastos. “O marco fiscal de Haddad muda a lógica do arrocho com desinvestimento, o modelo neoliberal que se impôs a partir do Golpe de 2016”, ressalta a Focus. “O plano permitirá ao Brasil investir na área social e promover a reconstrução com menos desigualdades”.

Conjuntura da economia

A conjuntura econômica é tema de análise de artigo assinado pelo líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu. “O novo marco fiscal trará um ambiente ainda mais positivo para investidores nacionais e estrangeiros, com segurança econômica e previsibilidade, a fim de atingir uma das principais metas propostas por Lula: resgatar a economia brasileira, gerar empregos e renda, sob amparo de um modelo sustentável, com respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais e trabalhistas da população”, escreve Dirceu.

Na editoria de cultura, Bia Abramo disseca o novo livro do professor e jornalista B.Kucinski, “O Congresso dos Desaparecidos”. O romance faz um resgate da memória dos que foram assassinados pelo ditadura militar. “A cena inicial é puro nonsense: dois amigos se reencontram por acaso na praça da República, no centro de São Paulo. Só que estão mortos e fazem parte da lista dos desaparecidos do período da ditadura militar”, descreve Abramo.

O livro “Quem foi que inventou o Brasil?”, do jornalista Franklin Martins também ganhou destaque na revista. A obra conta a história do país por canções populares dos tempos entre o Império e o começo da República (1822-1906). “Este novo trabalho de pesquisa mostra que a invenção do Brasil pela música é ainda mais antiga”, define Martins.

Acesse a edição completa da Focus Brasil.

Da Redação, com FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast