Foreign Affairs exalta política externa entre Brasil e África

Publicação faz parte de um dos principais fóruns de discussão sobre política externa e outros assuntos globais. O artigo também elogia estratégia brasileira para proteger a Amazônia Azul

Reprodução/Internet

Um dos principais fóruns de discussão sobre política externa e outros assuntos globais, a Forgein Affairs publicou, na última semana, artigo que exalta e fala sobre a influência do Brasil no continente africano.

Intitulado “Brasil consolida sua influência para além do Atlântico, o artigo relembra as parcerias comerciais estabelecidas pelo País com a África. Entre as iniciativas está a que permitiu elevar o comércio exterior brasileiro com o continente africano de US$ 4 bilhões, em 2000, para US$ 28 bilhões, em 2013.

Além disso, o texto também fala sobre a parceria entre o governo do Brasil e de países africanos na área de segurança e defesa. “Não é surpreendente que a parceria de segurança e defesa do Brasil com a África é uma grande responsável pela a expansão dos negócios”, explica.

“A enxurrada de acordos de cooperação envia um sinal forte aos empreiteiros da defesa brasileiras para fazer negócios na África. Empresas públicas e privadas estão alinhadas e organizadas comercialmente, como a Defesa Brasileira e a Associação das Indústrias de Segurança, Comdefesa, e a Agência Brasileira de Promoção de Investimentos”, completa o artigo.

O texto publicado pela Forgein Affairs também elogia a política brasileira executada para proteger a Amazônia Azul.

“Para os líderes brasileiros, preservar influência sobre a Amazônia Azul é uma questão de segurança nacional e soberania. Programa PROMAR(PROGRAMA DE MENTALIDADE MARÍTIMA) da Marinha do Brasil promove atividades e campanhas de conscientização pública exaltando a importância econômica, ambiental e científica do Atlântico Sul”, diz o artigo.

Da Redação da Agência PT de Notícias