Fortaleza tem pior gestão de saúde da história, diz vice de Luizianne

Em debate entre candidatos a vice em Fortaleza, Elmano lamentou o descuido com a saúde e deixou Moroni, candidato a vice do atual prefeito, sem resposta

Elmano, Luizianne e Lula (foto: divulgação)

Em debate entre os candidatos a vice-prefeito na cidade de Fortaleza (CE), promovido pela TV O Povo na noite desta segunda (5), Elmano de Freitas (PT) lamentou a falta de atenção do atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), com a saúde da capital do Ceará.

“Nós temos a pior gestão de saúde da história de Fortaleza. E olha que o prefeito é médico…”, criticou Elmano.

O candidato a vice de Luizianne Lins (PT) constestou Moroni Torgan (DEM), candidato a vice de Roberto Cláudio, sobre os exames oferecidos à população na cidade. Moroni (que é deputado federal e defendeu o golpe contra Dilma Rousseff) justificou que tem muito a ser feito, mas que o prefeito (que se diz contra o golpe) tem se esforçado.

Elmano rebateu:

“O problema, Moroni, é que esta cidade já tinha um centro de especialização que fazia mais de 200 mil exames por mês. O prefeito Roberto Cláudio fechou esse centro. Hoje, também, falta remédios nos postos”.

Moroni tentou se justificar, sem explicar o motivo do fim do centro de especialização. “Nós temos que melhorar, sim”, disse, e arriscou criticar o passado da saúde pública em Fortaleza.

O candidato a vice de Luizianne, então, respondeu:

“Realmente, no passado foi feito o Hospital da Mulher (em referência a obra idealizada por Luizianne). Realmente, no passado o Programa de Saúde da Família ia aos bairros, e isso acabou. A gente não falava que os postos abriam às 7h às 19h quando não abria e que não tinha fila quando tinha, igual hoje”.

“Sei que precisamos melhorar muito”, repetiu Moroni.

Como proposta a cidade, Elmano afirmou que, ao lado de Luizianne, vai garantir um centro de diagnóstico por imagem e uma policlínica em cada regional. Vai, também, enfrentar a falta de remédios nos postos públicos, hoje uma das reclamações mais frequentes do povo fortalezense.

Educação

Para o candidato a vice, um outro enfrentamento fundamental para a próxima gestão é garantir investimentos na educação.

“O desafio é o de garantir creches para as nossas crianças. Ter boa merenda. É voltar a oferecer o fardamento escolar completo aos filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, se comprometeu.

Elmano durante debate na TV O Povo (imagem: reprodução)

Elmano durante debate na TV O Povo (imagem: reprodução)

Luizianne oferecia o fardamento completo e gratuito a todos os estudantes da rede municipal enquanto era prefeita, de 2005 a 2012.

Elmano apontou o fato de o atual prefeito ter ido à justiça para não repassar R$ 300 milhões aos professores municipais referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), como determina a lei.

“Educação é não brigar na justiça para não repassar R$ 300 milhões aos professores da cidade”, afirmou.

De acordo com Elmano, a gestão de Luizianne vai investir para que todas as crianças da rede municipal tenham acesso a computadores e tablets. “Nós vamos, gradativamente, promover a inclusão social a todos os alunos de Fortaleza”.

O vice de Luizianne, por fim, destacou a intervenção na orla da praia em toda a cidade e, especialmente, o projeto Vila do Mar, realizado pela petista quando era prefeita. A obra mudou a cara da periferia de Fortaleza.

“O Vila do Mar é uma das maiores intervenções urbanas da América Latina. A população do Pirambu esperava há 50 anos e só Luizianne teve a coragem de realizar”.

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast