Fórum Ideias para o Brasil vai a Manaus

Organizado pela Fundação Perseu Abramo, evento discutirá pacto federativo, o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e energética e o papel da Amazônia no desenvolvimento nacional

Arte: FPA

O Fórum Regional FPA 2014 – Ideias para o Brasil estará em Manaus (AM), nos dias 9 e 10 de maio. A edição reunirá a militância de toda a região Norte do País, o que inclui Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Antes, o projeto passou por Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

A programação preliminar contará com participação da vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo (FPA), Iole Ilíada, e do presidente do Partido dos Trabalhadores do Amazonas, Valdemir de Souza Santana.

A mesa “Ideias para o Brasil: debatendo o pacto federativo e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e energética”, programada para a tarde dia 9 de maio, contará com a participação do professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), Carlos Antônio Brandão, que também é coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional.

Além dele, integram o debate o engenheiro agrônomo e assessor da diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA), Egon Krakhecke, e o editor da TV Brasil,  Jonas Valente. A comentarista será a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará, Raimunda Monteiro.

A partir das 19 horas do dia 9, acontecerá a mesa de abertura, com presença de Júlio Barbosa, da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, e do presidente da FPA, Marcio Pochmann, além de presidentes de diretórios estaduais do PT.

A mesa  ‘O papel da Amazônia em um Projeto de Desenvolvimento Nacional’ acontecerá no dia 10 de maio, a partir das 10 horas.  Dela participarão  a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento,, membros do Diretório Nacional do PT, representante dos Movimentos Sociais e integrantes da academia local. O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República,  Ricardo Berzoini, também confirmou presença.

À tarde, ocorrerá a Reunião do Fórum PT Amazônia. A programação, ainda não divulgada,  está  sob a responsabilidade da diretora da FPA,  Fátima Cleide.

O evento contará ainda com a Tenda FPA, um espaço que reúnirá as publicações da Editora Fundação Perseu Abramo, informações sobre a Área do Conhecimento e Escola Nacional de Formação. Nela também funcionará a TV FPA, com realização de entrevistas , a gravação de depoimentos e a apresentação do FPADados.

Data: dias 9 e 10 de maio

Fórum Ideias para o Brasil Manaus

Hotel Da Vinci Conventions

Rua Belo Horizonte, 240 A, Adrianópolis, Manaus (AM)