Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional é lançada em SP

Parlamentares levarão a frente para os estados e municípios, promovendo o debate sobre a soberania do País, que está em risco com Jair Bolsonaro (PSL)

Divulgação Alesp

O primeiro lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional nos estados foi realizado na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a participação da presidente da Frente, senadora Zenaide Maia (PROS-RN), do secretário-geral, deputado Patrus Ananias (PT-MG) e do Presidente de Honra, ex-senador Roberto Requião. Eles cumprem o compromisso de levar a Frente para os estados e municípios, promovendo o debate sobre a soberania do País, hoje ameaçada pelo desgoverno Bolsonaro. Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a Frente será lançada em outubro e no Rio de Janeiro, em novembro.

Durante o encontro, o deputado Patrus Ananias destacou a importância do debate e da reflexão sobre o que está acontecendo atualmente no País. “Nós estamos vivendo no Brasil o que chamo de uma operação desmonte. Estão desmontando o nosso País, desmontando a nossa soberania, entregando as nossas riquezas”, alertou Patrus Ananias.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), coordenador da Frente em São Paulo, destacou a participação de todas centrais sindicais no evento, de representantes dos movimentos sociais e das entidades estudantis e sinalizou para a mobilização nas ruas em defesa da soberania do País. “Temos que mobilizar, derrotar este governo que está acabando com o Brasil. Essa é a nossa tarefa, essa é a nossa luta: vamos organizar a Frente no Brasil inteiro”.

Patrus Ananias chamou a atenção para o desmonte do patrimônio nacional, citando a Petrobrás “exatamente quando chegamos no pré-sal”, a Eletrobrás, “que significa a privatização das nossas águas”, e as empresas públicas paulistas, Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o Metrô e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Capital financeiro

O secretário-geral da Frente responsabilizou o capital financeiro por esses retrocessos no País. “Por trás desse presidente caricato, que nós temos hoje, estão interesses poderosos, gente grande que está ganhando: é o capital financeiro, é esta nova divindade, o deus mercado que, inclusive, conspira contra o estado nacional”.

“E na mesma linha do desmonte da soberania, do nosso patrimônio, dos direitos sociais, estão também desmontando, comprometendo o Estado Democrático de Direito. Há uma afronta permanente aos direitos fundamentais que constituem a essência da Constituição cidadã de 1988. É assustador. A prisão, o julgamento e a condenação do presidente Lula atesta isso”.

O deputado destacou a importância de continuar a luta em defesa do País, conversando em casa, na família, com os colegas de trabalho, nas comunidades, escolas e igrejas. “O Brasil está em nossas mãos. A questão da soberania é justamente esta: o Brasil é nosso e temos que nos apropriar dele e tomar conta dele”, concluiu Patrus Ananias.

Também estavam presentes no lançamento da Frente o líder do PT na Assembleia, os deputados Rui Falcão (PT-SP) Alencar Santana (PT-SP), o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), Luiz Marinho, presidente do PT de São Paulo, Bresser Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

O lançamento da Frente em São Paulo foi também organizado pelo líder do PT na Assembleia, deputado Teonílio Barba, e pela deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), que preside a Frente Parlamentar sobre a Privatização e em Defesa do Patrimônio e dos Serviços Públicos de Qualidade, já instalada na Assembleia Legislativa.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa foi relançada no dia 4 de setembro, no Congresso Nacional, em Brasília, com o apoio de 232 deputados federais e 27 senadores.

Por PT na Câmara