Fundação Perseu Abramo lança maior painel de dados sobre periferias do Brasil

Projeto Reconexão Periferias oferece um mapeamento completo de coletivos e movimentos sociais

Divulgação

Fundação Perseu Abramo lança maior painel de dados sobre periferias do Brasil. Foto: Divulgação

A Fundação Perseu Abramo (FPA) lança nesta quarta-feira (29), o maior banco de dados com o mapeamento de coletivos e movimentos sociais das periferias do país.

O projeto Reconexão Periferias é realizado desde 2018, com o apoio e participação de diversas entidades parceiras, que produziram pesquisas de longa duração e permanentes nas áreas de cultura, trabalho e violência nas periferias brasileiras.

O objetivo principal do banco de dados é aprofundar e democratizar o conhecimento e interpretação das realidades vivenciadas e coletivamente construídas nessas regiões.

O Painel é uma ferramenta de fácil navegação que simplifica a compreensão dos resultados das pesquisas. Ele oferece um mapa georreferenciado, que amplia a localização das experiências retratadas e facilita o diálogo entre elas. O banco de dados disponibiliza ainda as pesquisas em publicações abrangentes, como livros e relatórios.

Acesse o painel de dados completo aqui

Principais áreas abordadas

Desde 2018, o projeto tem realizado um minucioso mapeamento de mais de 900 movimentos sociais e organizações em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com o painel, é possível criar uma síntese das diversas agendas desenvolvidas nas periferias e assim trabalhar espaços sociais e políticos fundamentados no distanciamento dos espaços tradicionais de poder.

Eixo Cultura –  apresenta pesquisas exclusivas no campo da Cultura, destacando a importância das periferias como locus de resistência e criatividade. Publicações como “Cultura, política e espaços de sociabilidade nas periferias” e “Reexistir: apontamentos da articulação entre cultura e política de periferias” compõem esse eixo.

Eixo Trabalho – aborda as desigualdades de classe, racismo e patriarcado como elementos estruturantes da sociedade brasileira. Com pesquisas como “Uma agenda para fortalecer e transformar o trabalho por conta própria” e “Trajetórias da informalidade no Brasil contemporâneo”, o projeto busca potencializar processos de economia solidária e popular nas periferias.

Eixo Violência – apresenta conflitos, contextos e atores envolvidos em dinâmicas violentas no Brasil, com uma abordagem interseccional. Publicações como “Violência no Brasil – desafio das periferias” e “Chacinas e a politização das mortes no Brasil” visam aprimorar proposições políticas para intervir no debate e nas ações efetivadas no campo.

O lançamento do Painel de Dados marca um avanço significativo na disponibilidade e acessibilidade do conhecimento sobre as periferias brasileiras, proporcionando uma ferramenta valiosa para a promoção da justiça social e equidade.

Da Redação, com informações da FPA