Genilda Bernardes, Presente!

Sua história nunca será apagada.

As secretarias de mulheres nacional e do estado de São Paulo do PT vem por meio desta nota lamentar a morte da companheira, presidenta do PT de Guarulhos, ex-vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Genilda Bernardes.

Genilda faleceu em decorrência de uma parada cardíaca. Ela vinha enfrentando problemas de saúde e já havia realizado algumas cirurgias em 2020. Além disso, a companheira acabou sendo vítima também da COVID-19.

Na manhã de hoje a companheira passou mal e foi levada para um hospital, mas no caminho sofreu a primeira das duas paradas cardíacas que culminaram em sua morte.

Genilda Lula Bernardes foi suplente de vereador em Presidente Prudente em  1998 e vereadora de Guarulhos por dois mandatos, encerrando o último no ano de 2020. A pedagoga era professora da rede municipal da cidade e desempenhou funções de chefia e gestão de políticas públicas nas secretarias de Educação, Esportes e Trabalho. Em 2009, foi nomeada para o cargo de coordenadora do Fundo Social de Solidariedade e em 2013, foi nomeada para ser secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, onde implantou dois programas: Busca Ativa – que localiza pessoas em vulnerabilidade para inclusão no CadÚnico e Bolsa Família; e Abordagem Social – que busca in loco pessoas em situação de rua para reinserção na sociedade.

A vereadora foi a responsável pela Lei que criou a Casa Abrigo para mulheres Vítimas de Violência em Guarulhos e teve sua vida política sempre voltada à defesa e a manutenção dos direitos das mulheres e à educação.

Perdemos uma grande liderança, um expoente político. Lutamos todos os dias por mais mulheres na política e Genilda era um dos melhores exemplos do porque precisamos ocupar esse espaço, sua atuação mudou a vida das mulheres guarulhenses, principalmente as pobres e periféricas.

Genilda Bernardes, PRESENTE!

Secretaria Nacional de Mulheres do PT