Gilberto Carvalho fala sobre participação social

O ministro será o entrevistado do programa “entrevistaFPA” deste sábado

Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, é o convidado do entrevistaFPA especial, que acontece neste sábado, dia 21 de junho, às 9h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF). Sob coordenação da diretora da FPA, Fátima Cleide, o programa irá abordar a Política Nacional de Participação Social (PNPS), que vem sofrendo ataques de setores conservadores da sociedade e de parte da mídia, e que está sob responsabilidade da Secretaria-Geral.

Recém-instituída por meio do Decreto Presidencial nº 8.243, a PNPS tem o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil. A FPA criou um especial sobre o tema em seu blogue, onde é possível acessar uma cartilha, subsídios e um manifesto em apoio criado por acadêmicos e juristas, além de artigos e notícias.

Gilberto Carvalho – Nascido em Londrina, no Paraná, Gilberto Carvalho é formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, em 1973, e estudou Teologia por três anos no Studium Theologicum de Curitiba. Foi secretário de Comunicação, entre 1997 e 2000, e de Governo, em 2001, da Prefeitura de Santo André, no ABC.

Ocupou vários cargos no Partido dos Trabalhadores, como: presidente do Diretório no Paraná (1987-89); secretário nacional de Formação Política (1989-93); diretor do Instituto Cajamar – Centro de Formação Política e Sindical (1989-93); secretário-geral nacional (1993-95); e secretário nacional de Comunicação (1995-97). Antes de assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, chefiou o gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

entrevistaFPA – O programa entrevistaFPA é composto por quatro blocos de 15 minutos, sendo que o último bloco conta com perguntas enviadas pelos internautas. O programa já contou a participação do economista João Sicsú, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, do professor Reginaldo Carmelo de Moraes, do sociólogo Jean Tible, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, de Rosane Bertotti, da CUT, Paulo Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Genoíno, deputado federal, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Também já participaram Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT, Miriam Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres, e William Nozaki, da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo; Alessandro Melchior, da Coordenação de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo; e do advogado Marcelo Dias, presidente da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, do Rio de Janeiro.

Acompanhe no Canal da FPA no Youtube a íntegra das entrevistas já realizadas.

EntrevistaFPA Especial
Gilberto Carvalho
Sábado, 21 de junho, às 9h
Centro de Convenções Brasil 21, Brasília (DF)
Transmissão online pela tevêFPA www.fpabramo.org.br

Saiba mais

 – Especial FPA Política Nacional de Participação Social

 – Cartilha da Política Nacional de Participação Social 

 – Subsídios – perguntas e respostas

 – Manifesto em apoio ao Decreto 8.243 (Política Nacional de Participação Social)

 – Arena da Participação Social 

 – Portal Participa Br 

 – Secretaria-Geral da Presidência da República

 – Decreto nº 8.243, de 23 de maio de 2014 

 – Conselhos e conferências 

 – Plebiscito para Constituinte exclusiva para reforma política

entrevistaFPA

 – “O racismo não é um problema dos negros, mas da sociedade brasileira”, diz Marcelo Dias

Entrevistas para o Brasil

 – Consórcio: instrumento para avançar as gestões públicas

 

Da REdação da Agência

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast