Gleisi destaca machismo e misoginia do golpe contra Dilma

Para a senadora petista, derrubar a primeira mulher presidenta é “mandar a mulher de volta para casa, de preferência para a cozinha”

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) destacou, em fala no plenário do Senado nesta terça-feira (30), o machismo predominante nesse processo de impeachment contra a presidenta eleita Dilma Rousseff.

“Misoginia e sentimentos machistas contra Dilma afloram e engrossaram o coro contra a presidenta”, afirmou.

Gleisi lembrou que depois de um retirante fugido da seca no Nordeste ser presidente da República (Lula), assumiu a Presidência uma mulher que lutou contra a ditadura e pela democracia. E isso não agradou a elite do País.

“A primeira mulher presidenta tem um enorme significado e um impacto profundo entre as mulheres e os mais pobres”, disse.

E ressaltou que, com Lula e Dilma, as iniciativas de promoção e proteção às mulheres avançaram “à galope”.

“Claro que isso incomoda muita gente. Derrubar Dilma tem esse ingrediente a mais, que é mandar a mulher de volta para casa, de preferência para a cozinha”, destacou, citando como prova o governo golpista de Michel Temer sem mulheres.

Ao falar em Temer, a senadora afirmou que o “maior desastre da história desse País será transformar o interino e definitivo”.

“Nossas elites fazem girar a roda da história para trás. Toda vez que avançamos nas conquistas sociais, marretam os avanços”, completou.

Para a senadora petista, com Lula e Dilma, o Brasil elegeu pela primeira vez o povo brasileiro como protagonista.

“O povo que provou o gosto de ser sujeito da sua própria história, não vai voltar ao chicote”, garantiu.

Segundo Gleisi, Dilma e seu advogado, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, desconstruíram todas as teses do golpe.

“Todas as teses que sustentavam haver crime se dissolveram no ar”, afirmou.

Assista aqui:

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast