Gleisi: “Estamos propondo apenas que as pessoas tenham direito de comer”

Em entrevista à GloboNews, a presidenta do PT faz defesa da PEC do Bolsa Família e diz que um país da grandeza do Brasil não pode ter pessoas passando fome

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (foto: Divulgação)

A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), defendeu a aprovação da PEC do Bolsa Família, lembrando que a proposta de emenda à Constituição busca garantir, simplesmente, o direito de o povo se alimentar.

“O que estamos propondo é uma coisa tão simples: que as pessoas tenham direito de comer. Um país dessa grandeza não pode negar ao povo esse direito”, argumentou, em entrevista à GloboNews na noite de quarta-feira (14). “Comer três vezes por dia é o básico, tem que ser garantido pelo Estado brasileiro”, completou.

Gleisi explicou que uma das preocupações do novo governo Lula será corrigir o mau uso dos recursos que ocorreu no governo Bolsonaro. Ela citou como exemplo o Auxílio Brasil, que hoje paga o mesmo valor de R$ 600 para uma pessoa que vive sozinha e para uma mãe que tem duas crianças pequenas.

“Nós não queremos diminuir isso. Queremos que a criança ganhe mais para poder sair da miséria. E queremos voltar com o acompanhamento escolar, a vacinação, levar os filhos ao médico. Isso tudo ajuda a melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Outro objetivo da PEC, ressaltou Gleisi, é retomar os investimentos e a geração de empregos, pois o direito ao trabalho também não pode ser negado aos brasileiros.

“Se você tem um ciclo virtuoso de crescimento econômico, você muda a realidade. Você passa a ter mais receita, o PIB cresce… O problema é que está tudo represado. Se as pessoas não têm renda, não trabalham, não conseguem consumir, você tem um ciclo vicioso. E nós lutamos a vida inteira para reverter isso.”

E isso não será feito sem responsabilidade, garantiu. “Quando é que Lula foi irresponsável?”, questionou a deputada, lembrando que, no governo anterior do presidente eleito, o Brasil fez reservas de US$ 380 bilhões, pagou a dívida externa, reduziu a proporção da dívida pública em relação ao PIB e fez superávit primário todos os anos.

Defesa da democracia

A presidenta do PT também cobrou a punição dos envolvidos nos atos contra a democracia que levaram ao fechamento de estradas e culminaram em ações de vandalismo em Brasília na segunda-feira (12).

“Isso não nos assusta, mas nos indigna porque não é possível acontecer aquele vandalismo que aconteceu em Brasília e não ter uma pessoa presa. Estamos cobrando firmemente a Segurança do GDF e do governo federal”, disse.

Segundo Gleisi, as pessoas que atacam a democracia são uma minoria que não conseguirá impor sua vontade sobre a do povo, que escolheu Lula como seu próximo presidente nas urnas.

Ela citou uma pesquisa feita pela Quase segundo a qual 95% dos entrevistados torcem para o novo governo Lula dar certo. “As pessoas querem que o país dê certo, ela querem viver em harmonia, com estabilidade. É uma minoria que hoje está em porta de quartel, que faz vandalismo. Essa minoria não vai vencer a vontade da maioria de ter uma nação digna.”