Gleisi: Moro não causou injustiça só a Lula, mas ao Brasil

Para a presidenta nacional do PT, inocência de Lula é o primeiro passo para que a desconstrução do país feita pela Lava Jato seja esclarecida

Ricardo Stuckert

Gleisi e Lula

A decisão tomada na quinta-feira (15) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a incompetência de Sergio Moro é o primeiro passo para que se esclareçam os enormes prejuízos causados pela operação Lava Jato ao país. A avaliação foi feita pela presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, em entrevista à CNN Brasil, pouco depois do julgamento que manteve a inocência do presidente Lula, que segundo ela ficou muito feliz com o resultado.

“A decisão de hoje rompeu com o pecado original, o vício original do processo”, disse Gleisi, lembrando que, desde o início das acusações, a defesa de Lula denunciou a armação feita para que Moro fosse o julgador de Lula. “E isso abre as condições para que muitas outras coisas que estão fora do lugar sejam colocadas no lugar”, completou.

Gleisi ressaltou que o conluio entre Moro e os procuradores de Curitiba causou enormes prejuízos não só a Lula, mas também ao Brasil. “A injustiça não foi causada só ao presidente Lula, a injustiça foi causada ao Brasil. Porque, nessa operação, o juiz Sergio Moro, no afã de desconstruir uma figura como a do presidente Lula, não titubeou em desconstruir o país. Desconstruiu a Petrobras, entregou nossos segredos para as agências internacionais. É só ler o (jornal francês) Le Monde desta semana para saber as articulações que foram feitas.”

Moro, além de incompetente, já foi declarado também suspeito pela Segunda Turma do STF, lembrou Gleisi. “Além de incompetente, um juiz suspeito, um juiz que teve lado, um juiz que articulou dentro do processo para julgar um homem que ele não podia julgar”, definiu, antes de apontar o pior legado deixado por Moro: a presidência de Jair Bolsonaro.

“(Moro) nos legou o que há de pior, um presidente da República que não tem condições de ser presidente. Não dá conta do recado e, muito pelo contrário, atenta contra a saúde e a vida das pessoas e não faz a gestão correta da pandemia. Então a condenação de Lula e todo esse processo foi ruim para ele, foi injusto, foi ruim para nós, mas sobretudo foi ruim para o Brasil, o que é muito triste”, afirmou a deputada federal.

E é justamente por conta da tragédia que afeta o país, onde morre o equivalente a uma pequena cidade por dia, que o Partido dos Trabalhadores e Lula evitam discutir as eleições de 2022 agora. “Não estamos no momento de falar em eleições. Estamos no momento em que o presidente Lula usa sua liderança para aglutinar os setores mais variados da política brasileira para a gente tentar sair dessa crise, ter uma alternativa para o Brasil. Não dá para continuar assim e esse é o papel do presidente Lula.”