Gleisi: “Queremos a união do povo brasileiro por um país justo, solidário”

Presidenta do PT reage à fala de Romeu Zema, que atua para dividir a população: “Só mesmo o bolsonarista Zema para propor união Sul-Sudeste contra o Nordeste. Preconceituoso e atrasado”

Saulo Scheffer

Lula orientou nossa diplomacia a construir uma saída negociada no Conselho de Segurança da ONU, lembra Gleisi

Enquanto o governo do presidente Lula trabalha incansavelmente para reconstruir o país após a destruição do Estado causada pela gestão anterior, o bolsonarismo moribundo, derrotado nas urnas, sobrevive de ataques à democracia e da tentativa de desunir o povo brasileiro. O último desvario da extrema direita foi cometido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, publicada no sábado (5), Zema defendeu a formação de uma frente pelas regiões Sul e Sudeste contra o Nordeste. Na declaração, eivada de preconceito e desinformação, Zema disse que a frente serviria para fazer uma oposição ao Norte e ao Nordeste no Congresso.

“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, vomitou o governador, na entrevista.

A reação à “proposta” absurda de Zema veio à altura. “Só mesmo o bolsonarista Zema para propor união Sul-Sudeste contra o Nordeste”, criticou a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann. “Preconceituoso e atrasado. Eu sou do sul e essa fala é inadmissível, temos orgulho no Nordeste, do povo nordestino. Queremos a união do povo brasileiro por um país justo, solidário, livre de discriminação”, escreveu a deputada, pelo Twitter.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a declaração de Zema foi “trágica” e completamente descolada da realidade. Em vídeo postado nas redes sociais, o senador explicou que o Consórcio Nordeste foi criado para enfrentar as desigualdades sociais, não para separar o povo. “É uma visão equivocada preconceituosa, e que revela total desconhecimento sobre o que é o Nordeste hoje, uma região que cresce até mais do que o próprio Brasil”, observou Costa. 

“Quero condenar essa declaração e dizer que o Brasil precisa é de união para fazer a sua reconstrução, e não de preconceito e defesa de separação entre os brasileiros”, enfatizou o senador.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Em um segundo tuíte criticando Zema, Gleisi também chamou a atenção para o papel do Nordeste no crescimento nacional. “Ao contrário do que acham os desinformados e xenófobos como Zema, é o Nordeste que está puxando o PIB esse ano”, ressaltou Gleisi.

“Centro-Oeste deve crescer 2,3% e a economia nordestina 2,4%, puxados pela agropecuária e indústria, com destaques para a produção de alumínio no Maranhão, e do turismo”, apontou. “O Sul vem em terceiro lugar e o Sudeste é a única região que deve crescer menos do que a média do país – de 1,7%. Esse governador tá precisando estudar mais e cuidar do estado dele em vez de destilar preconceito”, recomendou a petista.

Reação do Consórcio Nordeste

Após a repercussão, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tentou colocar panos quentes nas declarações separatistas de Zema e, inacreditavelmente, reiterou seu apoio ao plano do bolsonarista. “Não tem nada a ver com frente de estados contra estados, ou região contra região”, desconversou Leite, ao defender o indefensável.

O Consórcio Nordeste, diretamente atacado por Zema, condenou as declarações em nota assinada pelo presidente da organização, o governador da Paraíba João Azevedo. “Negando qualquer tipo de lampejo separatista, o Consórcio Nordeste imediatamente anuncia em seu slogan que é uma expressão de “O Brasil que cresce unido”. Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual”, diz um trecho da nota.

“É absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais”, lamentou o ministro da Justiça, Flávio Dino. “Precisamos do Brasil unido e forte. Está na Constituição, no art 19, que é proibido “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Traidor da Constituição é traidor da Pátria, disse Ulysses Guimarães”, lembrou o ministro.

“Ao contrapor regiões do Brasil, numa fala nitidamente preconceituosa, Zema busca estimular a divisão e o ódio entre os brasileiros por puro oportunismo eleitoral”, fulminou Fabiano Contarato (PT-ES), líder do PT no Senado. “O Brasil é um só e o verdadeiro inimigo dos brasileiros é o populismo irresponsável”.

Estadão manipula manchete para suavizar fala de Zema

Porta-voz envergonhado da extrema-direita, o jornal Estado de S. Paulo, que deu espaço para Zema expor seus preconceitos, foi pego de calças curtas no episódio. Segundo o jornalista Reinaldo Azevedo, o jornal alterou a chamada da entrevista para suavizar o ataque de Zema ao Nordeste.

“Zema anuncia frente Sul-Sudeste contra o Nordeste e quer direita unida contra a esquerda”, dizia a primeira manchete da entrevista. Em seguida, o jornal alterou para: “Zema anuncia frente para ‘protagonismo’ do Sul-Sudeste e quer direita unida contra a esquerda”.

“Estadão mudou, sem avisar, o título da entrevista de Zema. Uma “nota da comunidade”  do “X” foi publicada depois do meu post (e dos de outras pessoas) afirmando que título estava errado e que o jornal já havia corrigido. Não estava errado como mostrarei ainda. Uma soma de absurdos”, escreveu o jornalista, que fez questão de postar prints das duas manchetes.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast