Gleisi: taxa de juros de Bolsonaro, Guedes e BC fez o país andar para trás

A insistência do Banco Central em manter a atual taxa de juros vem sendo criticada por vários setores econômicos do país, incluindo economistas, comércio e os próprios bancos

Magno Romero

Presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR)

De fevereiro de 2021 a dezembro de 2022, o Banco Central (BC) elevou em 11 pontos percentuais a taxa básica de juros, que passou de 2,75% ao ano para os atuais 13,75%, mantida na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 2 de fevereiro.

A decisão do Banco Central compromete a atividade econômica no Brasil, com graves consequências para a reconstrução econômica do país, para a produção e geração de emprego e renda.

Diante do anúncio do BC, na semana passada, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que “não há economia que resista a uma taxa de juros de 13,75%”.

“A política monetária de Bolsonaro, Guedes e BC foi derrotada nas eleições, porque fez o país andar pra trás”, afirma Gleisi, lembrando que é compromisso do presidente Lula “virar esta página”.

A insistência do Banco Central em manter a atual taxa de juros vem sendo criticada por vários segmentos do país, incluindo economistas, setores do comércio e dos próprios bancos.

Para a Fecomercio-SP, os juros elevados estimulam os investidores a injetar recursos em aplicações financeiras. O dinheiro sai da economia real, produtiva, para ficar “parado” no banco”, advertem os representantes do comércio.

“Os bancos não precisam de juros altos para ter lucro”, afirmou o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney. “O que precisamos é de uma agenda para reduzir o custo de crédito. Os juros precisam baixar e isso não depende só dos bancos”, complementou.

Em artigo no jornal Valor, em dezembro passado, o economista André Lara Rezende, já alertava que “no mundo hoje, só o Brasil garante aos rentistas uma taxa real perto de 8% ao ano sem risco e com liquidez imediata”.

Segundo Lara Rezende, com a taxa Selic de 13,75% ante uma inflação anual de 5,79%, “o Brasil tem hoje a taxa básica de juros real mais alta do mundo” – de 8%.

Com isso, o aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central, segundo o economista, representou um custo adicional para o Tesouro de R$ 410 bilhões somente nos dois últimos anos do governo.

Atualmente, o BC é independente por força da “Lei da Independência do Banco Central”, sancionada por Bolsonaro em 24 de fevereiro de 2021.

Na época, o argumento para a independência do BC era que a medida permitiria que o país pudesse conviver com taxas de juros mais baixas.

Da Redação, com Valor Econômico e DCM

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast