Governo de verdade: para 55% dos brasileiros, país está no rumo certo

Pesquisa da Ipsos retrata em números a redenção do povo brasileiro, como definiu o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES). Em um ano, Brasil pulou do 22º lugar para a 5ª posição no ranking de países mais otimistas

Ricardo Stuckert/PR

Com Lula, povo brasileiro volta a ter esperança

Um salto olímpico de 25 pontos percentuais no período de um ano levou o Brasil para o 5º lugar no ranking de países que estão no caminho certo, de acordo com sua população. É o que mostra a pesquisa “What Worries the World?” (O que preocupa o mundo?) referente ao mês de abril. O levantamento é realizado mensalmente pelo Instituto Ipsos.

Para 55% dos brasileiros, o país está no rumo certo. O resultado foi destacado pelos pesquisadores no texto que acompanha o gráfico pela mudança de humor da população em 12 meses. Em abril de 2022, apenas 30% viam o país na direção correta, contra 70% que percebiam o Brasil à beira do abismo, o que deixou o país em 22º lugar entre 29 países pesquisados.

Para o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), a pesquisa reflete a diferença entre a atual gestão e a desastrosa passagem do bolsonarismo no poder.

“Esse resultado significa uma redenção do povo brasileiro, que passou quatro anos sendo diariamente atacado por um governo que jamais se preocupou em melhorar a vida das pessoas. Corte de direitos, desemprego, renda caindo, inflação de dois dígitos, o negacionismo, a ausência de um projeto de país, tudo isso ficou para trás”, celebrou.

Agora, continuou o senador, o país tem rumo. “Nosso povo reagiu a esse descalabro e elegeu um governo de verdade, que tem projeto, metas, programas sociais, empenhado em garantir renda para todos, em eliminar a fome, em garantir educação, saúde, emprego, moradia e segurança de qualidade, além de recolocar o Brasil como protagonista no cenário internacional. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo”, frisou.

A percepção positiva do Brasil só é menor que do a da população de Singapura (83%), Indonésia (72%), Malásia (62%) e México (57%). Em relação à média mundial, outra discrepância: apenas 36% enxergam seu país no caminho certo.

Otimismo econômico

Outro dado positivo registrado pela pesquisa foi a percepção da população sobre a atual situação econômica. As respostas “bom” e “ótimo” subiram de 32% para 36% de março para abril de 2023. É o maior índice dos últimos 10 anos e o segundo melhor da série histórica — ficando atrás apenas dos 42% de maio de 2013, no governo Dilma Rousseff.

Contribuem para o otimismo do brasileiro e da brasileira a sequência de boas notícias vindas do governo, como a volta do reajuste real do salário mínimo depois de 6 anos, o reajuste da tabela de isenção do Imposto de Renda, a volta do Bolsa Família e o aumento do repasse para famílias com crianças, a retomada dos programas Mais Médicos, Farmácia Popular e Minha Casa Minha Vida, entre outros.

E nesta sexta-feira (5), o governo do presidente Lula anunciou mais um benefício: será antecipado o pagamento do abono anual para segurados da Previdência Social.

O senador Humberto Costa (PT-PE) registrou: “A medida vai beneficiar 30 milhões de brasileiros. O abono será pago em 2 parcelas já nos meses de maio e junho. A medida vai injetar R$ 62,6 bi na economia, com impactos em todos os municípios representando, em muitos deles, o principal motor do consumo”, celebrou.

Do PT Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast