Governo divulga novo edital do Fies

Mais de 61 mil novas vagas estão disponíveis aos estudantes. A novidade dessa edição é que pela primeira vez o Fies contará com desconto nas mensalidades mais baratas

O governo federal divulgou, nesta sexta-feira (03), o edital para a segunda edição do Financiamento Estudantil (Fies), em 2015. Para esta edição, o Ministério da Educação disponibilizou 61,5 mil novas vagas aos estudantes.

A primeira etapa do Fies em 2015 ofereceu 252 mil vagas aos estudantes. Com isso, somente neste ano foram ofertadas 314 mil vagas. Taynah Guimarães é uma das beneficiadas pelo financiamento estudantil do governo federal.

A jovem de 22 anos acaba de concluir o curso de Publicidade e Propaganda em uma faculdade particular no Distrito Federal. Para ela, o Fies foi um facilitador para que ela conseguisse fazer uma graduação.

“Para mim, o Fies foi ótimo, porque eu pude entrar na faculdade sem pesar tanto no orçamento da família”, conta Taynah, que há 4 anos saiu de Rondônia para morar com os tios em Brasília.

Taynah conta que após concluir o ensino médio, ainda demorou um ano para entrar na universidade.

“Sabia que não teria condições de pagar uma faculdade particular, por isso só pensava em passar na universidade pública”, explica. Foi aí que ela ficou sabendo da possibilidade de financiar seus estudos e pagar após a conclusão da faculdade, por meio do Fies.

“Na época, vi uma propaganda na televisão sobre o Fies. Conversei com meus tios e fui atrás pra saber como conseguir esse financiamento”, lembra Taynah. E ela conseguiu. Durante toda a graduação, Taynah teve financiamento de 50% do curso pelo Fies.

A estudante de enfermagem no Rio de Janeiro, Melina Moreira, precisou trancar a matrícula do curso por diversas vezes. O motivo: tinha parado de trabalhar e não conseguia arcar com as mensalidades.

“Ou pagava o aluguel, ou a faculdade”, afirma a carioca de 33 anos. Ela conta que já tinha tentando financiamentos estudantis anteriormente, mas as exigências para liberação do benefício eram muito difíceis.

“Foi aí que em 2013 eu consegui o Fies. Se Dilma não tivesse melhorado o Fies, eu não teria conseguido seguir no curso”. Desde então, Melina tem 100% de financiamento pelo Fies e não precisa mais trancar a faculdade. “Vou me formar no próximo ano”, comemora a futura enfermeira.

Taynah, a mais nova publicitária de Brasília, manda um recado para quem está pensando em se inscrever nessa nova etapa do Fies. “É uma oportunidade que as pessoas não deveriam deixar passar. Mesmo tendo que pagar depois, você tem a oportunidade de fazer um curso superior, e batalhar e conseguir um emprego por conta da faculdade que você fez”, finaliza.

Descontos nas mensalidades – De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine, pela primeira vez o Fies contará com desconto nas mensalidades mais baratas. A regra anterior estabelecia que os cursos deveriam ser ofertados pelo preço mais barato que a instituição cobrasse. Agora, haverá 5% de redução sobre o preço mais barato. “Conseguimos, pela primeira vez, um desconto no preço dos cursos. Assim, o curso do Fies será mais barato do que se o aluno for à instituição contratar diretamente”, explica o ministro.

Somando todos os programas federais de acesso ao ensino superior, são mais de 900 mil vagas ofertadas neste ano: 260 mil para o Sisu, mais de 300 mil para as duas edições do Prouni, e as 314 mil do Fies.

Confira o edital com as datas e os detalhes sobre as inscrições.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast