Governo envia Força Nacional a Pernambuco

PMs e bombeiros em greve causam clima de tensão e insegurança no estado

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Desde a manhã desta quinta-feira (15), efetivos da Força Nacional de Segurança patrulham as ruas de Recife (PE) e cidades próximas. O Ministério da Justiça enviou o contingente para o estado em razão da greve de policiais militares e Corpo de Bombeiros.

O pedido foi feito à presidenta Dilma Rousseff pelo governador, João Lyra Neto, na quarta-feira, quando a justiça decretou a ilegalidade da paralisação, decisão desrespeitada pelos grevistas.

A Força Nacional deverá ficar em Pernambuco enquanto perdurar a greve, iniciada no dia 13. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, manterá encontro com João Lyra para discutir o assunto.

Desde o início da greve, há um clima de tensão em diversos municípios, com o aumento da criminalidade. Vários comerciantes decidiram fechar seus estabelecimentos para evitar saques ou atos de vandalismo.

Na carta enviada à presidenta, o governador ressaltou a necessidade da presença de forças federais, incluindo o Exército. A corporação já colocou militares de sobreaviso, caso seja preciso reforçar as tropas da Força Nacional.

Em alguns municípios o expediente de trabalho foi reduzido em função da falta de policiamento. Alunos poderão ter as aulas suspensas.

No início da tarde, houve uma passeata até o Palácio Campos das Princesas, sede do governo. Agentes penitenciários ameaçam aderir ao movimento

Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast