Governo gaúcho realiza a maior consulta pública da Internet no Brasil

O diferencial da campanha Votação de Prioridades foi a utilização maciça das redes sociais para viralizar conteúdos e atrair novos votantes

Com 255.751 votantes em três dias, o Rio Grande do Sul realizou a maior consulta pública da Internet no país e o maior processo de orçamento participativo digital do mundo. O recorde foi registrado entre os dias 2 e 4 de junho, com a Votação de Prioridades – processo no qual os gaúchos definem, por meio do voto direto, o destino de parte do orçamento do Estado para 2015. Em 2013, a consulta somou 157.549 votos pela Internet.

Entre os diferenciais da campanha deste ano, consta a utilização maciça das redes sociais para viralizar conteúdos e atrair novos votantes, sob coordenação do Gabinete Digital, encarregado de ampliar o alcance no ambiente online.

Com o apoio da Procergs e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela consulta, o sistema de votação também foi reformulado a partir do zero, propiciando uma interface mais amigável e a possibilidade de cruzar dados por meio do Login Cidadão. A estratégia possibilitou, por exemplo, que os participantes recebessem cupons extras para o Sorteio do Milhão da Nota Fiscal Gaúcha, agendado para março de 2015.

Neste ano, a Votação de Prioridades disponibilizou R$ 200 milhões para a consulta popular, cifra 21% maior no comparativo com o período anterior, quando o montante somava R$ 165 milhões. Os números da votação presencial, que ocorreu no dia 4 em todo o estado, ainda serão computados e divulgados pela Seplag.

Além dos números – Todo o processo foi acompanhado por pesquisadores do Banco Mundial, que desembarcaram no Rio Grande do Sul para conduzir uma série de experimentos relacionados à participação cidadã. A instituição realizou diversos testes para mensurar o nível de engajamento da população na Internet, incluindo questionários virtuais e presenciais, bem como o disparo de e-mails e mensagens de celular para medir a variação da resposta do cidadão a diferentes mídias e conteúdos.

O especialista em Governo Aberto do Banco Mundial, Tiago Peixoto, avalia positivamente os resultados preliminares. “Além dos números, esta foi a primeira consulta a utilizar os mais modernos recursos de mobilização, valendo-se desde a telefonia móvel até a força das redes sociais para chegar ao resultado final. Acompanhamos diversos processos semelhantes em diversos países, e podemos dizer com segurança que a Votação de Prioridades do Rio Grande do Sul é a maior consulta orçamentária digital do mundo”, afirmou. Os resultados do experimento serão sistematizados e divulgados em breve.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT-RS


Gabinete Digital
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

PT Cast