Governo Lula libera R$ 1,4 mi para socorrer vítimas de enchentes no Acre

Entre os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, a capital Rio Branco teve 48 bairros inundados

Rio Branco teve 48 bairros inundados pelas fortes chuvas que castigaram o Acre - Foto: Pedro Devani/Secom

O Governo Lula, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, liberou recursos de mais de R$ 1,4 milhão para socorrer as vítimas das enchentes que assolaram o estado do Acre. A verba foi destinada prioritariamente para a compra de cestas básicas, kits de higiene e de limpeza, colchões e demais materiais emergenciais.

Logo após os estragos provocados pelas enchentes registradas no útlimo final de semana, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foram ao Acre no domingo (26) para acompanhar de perto a situação dos municípios atingidos pelas chuvas intensas.

De acordo com o governo estadual, entre as mais atingidas pelas cheias estão a capital Rio Branco e as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. Na capital, Rio Branco. Em Rio Branco quase 700 famílias ficaram desabrigadas e estão em 39 abrigos espalhados pela cidade. Equipes formadas por profissionais de saúde do estado garantem o atendimento médico às vítimas das cheias realizando um monitoramento diário com prioridade para idosos e crianças.

O grande volume de água provocou o transbordamento do rio Acre e de igarapés, fazendo com que a inundação atingisse 48 bairros da capital. De acordo com a Defesa Civil, na segunda-feira (27) o nível do rio Acre chegou a 16,80 metros e isso ultrapassou a cota de alerta que é de 13,50 metros e também a de transbordamento que não pode superar os 14 metros.

Previsão do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia aponta para a continuidade de pancadas de chuva isolada para os próximos dias na capital do Acre, além de chuvas intensas em outras regiões do estado.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast