Governo Lula socorre setor leiteiro com a compra de R$ 100 milhões em leite em pó

Medidas anunciadas servem para criar subvenção direta aos produtores de leite que vendem o produto abaixo do preço de referência

Gabriel Paiva

Dirceu: o governo Lula entende como urgente tomar todas as medidas que venham restabelecer a competitividade do leite brasileiro

O governo Lula anunciou medidas em apoio aos produtores de leite do país com a compra de R$ 100 milhões em leite em pó da agricultura familiar dos maiores estados produtores, como Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG).

As ações foram divulgadas pelos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; pelo presidente da Conab, Edegar Pretto; e pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernandes Elias Rosa.

De acordo com o líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), o governo vai criar uma subvenção direta aos produtores de leite que vendem o produto abaixo do preço de referência. Dirceu acompanhou a reunião nesta segunda-feira, 2.

“Será levada ao ministro Fernando Haddad (Fazenda), a proposta da criação do Desenrola no Campo em função das dívidas dos produtores rurais, incluindo os do leite, afetados pelas intempéries climáticas, entre outros fatores”, afirmou o deputado.

Alimento essencial

Dirceu disse ainda que o governo Lula entende como urgente tomar todas as medidas que venham restabelecer a competitividade do leite brasileiro. “O leite é um alimento essencial na vida, no nosso dia a dia e no combate à fome no Brasil”.

O governo federal vai definir a forma como será feita a alteração no Programa Mais Leite Saudável para limitar o acesso aos benefícios tributários de aproveitamento do crédito presumido pelos laticínios, agroindústrias e cooperativas que importam lácteos.

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) ressalta que as medidas para enfrentar a crise do leite, principalmente no sul do país, terá o suporte de um grupo de trabalho envolvendo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para tentar restringir as importações, ampliar os tributos e impostos de importação.

“O governo Lula vai continuar comprando o leite para reduzir o estoque que hoje está armazenado no nosso país. Por isso, os R$ 100 milhões. Vamos discutir uma subvenção diretamente para os agricultores que estão com mais dificuldades de enfrentar a crise do leite. Assim nosso governo não foge dos problemas, os enfrenta e acompanha a solução”.

As deliberações foram levadas por Zeca Dirceu ao governo federal a partir das demandas levantadas pelo setor leiteiro, em especial pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Paraná (Fetraf).

A crise da bacia leiteira é provocada principalmente pela importação do leite em pó dos países do Mercosul (Uruguai, Argentina e Paraguai) em função de incentivos criados pelo governo anterior aos produtos lácteos importados.

Nos primeiros sete meses deste ano, o Brasil importou mais de 7,7 milhões de litros, especialmente da Argentina e do Uruguai. Para internalizar o leite, o País gastou mais de US$ 31,2 milhões. O volume supera em quase três vezes o que o Brasil importa em período normal.

Da Redação, com informações do PT na Câmara