Há 10 anos Petrobras iniciava produção de óleo do Pré-Sal

Primeiro óleo da camada pré-sal, no Parque das Baleias, era extraído no dia 2 de setembro de 2008, marcando o pioneirismo brasileiro em águas profudas

Ricardo Stuckert

Lula na primeira extração do pré-sal em 2008

Há exatamente 10 anos, no dia 2 de setembro de 2008, a Petrobras iniciava a produção do primeiro óleo da camada pré-sal, no Parque das Baleias, litoral do Espírito Santo, no norte da Bacia de Campo. A plataforma P-34, que já operava na região, foi adaptada para receber também o óleo leve do pré-sal daquela área, em um Teste de Longa Duração.

A solenidade de início do primeiro óleo do pré-sal contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Lula na primeira extração do pré-sal em 2008

Passados dez anos desde o início da sua produção, o pré-sal brasileiro chegou à marca de 1,5 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) — mais que o Reino Unido ou Omã, no Oriente Médio, cada qual com produção média de 1 milhão de bpd em 2017 — com 21 plataformas em operação.

Na ocasião, o então diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que a estatal, ao iniciar a produção do pré-sal no Parque das Baleias, estava dando um passo decisivo na ampliação dos conhecimentos que a levariam a desenvolver as reservas localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro, o que de fato ocorreu.

Esses resultados não seriam possíveis se o governo Lula não tivesse acreditado no potencial do país em explorar a camada do pré-sal. A vontade política do governo federal de expandir a produção brasileira de petróleo, investindo em tecnologia e nas empresas nacionais, tornou a empreitada possível.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast