Há oito anos, Lula recebia o primeiro de seus 35 títulos honoris causa

Em 28 de janeiro de 2011, o ex-presidente foi homenageado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) “em reconhecimento por sua permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras”

Ricardo Stuckert

Lula recebe título honoris causa da Universidade Federal de Viçosa

Há oito anos, no dia 28 de janeiro de 2011, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebia seu primeiro título de doutor honoris causa. A homenagem, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais,  lhe havia sido oferecida em dezembro de 2003, mas Lula decidiu que não aceitaria nenhum título enquanto ocupasse a Presidência da República.

Lula foi escolhido como paraninfo dos formandos daquele ano e recebeu o título durante a cerimônia de colação de grau da UFV. O ex-presidente foi homenageado “em reconhecimento por sua permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras”. Durante seus dois mandatos, Lula criou 14 universidades federais, levando dezenas de campi ao interior do país. Graças a suas políticas educacionais como Prouni e Fies, o filho do pedreiro passou a poder ser doutor.

O número de universitários passou de 3,5 milhões em 2002 para 6,8 milhões ao final do governo Lula. Cumprindo sua promessa de campanha, afastou a fome do dia-a-dia de milhões de brasileiros e, com o Bolsa Família, tirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza.

“A vida não me deu a oportunidade de entrar na universidade como aluno, mas posso dizer que fui abençoado com a chance de resgatar a dignidade da universidade brasileira como presidente da República. Por isso, hoje me sinto em casa na casa de vocês. Sou, mais do que nunca, um homem apaixonado pelo potencial libertador que a educação promove em todo o mundo.”

 

Lembrando o preconceito que sempre sofreu por não ter diploma universitário, Lula não escondeu o orgulho pela homenagem: “Vocês não imaginam o que vai acontecer neste mundo agora, quando as pessoas olharem para mim com desdém, porque eu não tenho diploma universitário, e eu vou mostrar a foto, vestido como doutor honoris causa de Viçosa”, disse em seu discurso.

35 títulos recebidos, 71 outorgados

Lula já recebeu título honoris causa da da Universidad Mayor de San Marcos, no Peru, a mais antiga das Américas; da Universidade Federal do ABC em São Paulo; da  Universidade de Coimbra, em Portugal; da Universidade Federal de Pernambuco, da Politécnica de Lausanne, na Suíça; da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pela Sciences-Po, de Paris; Universidad de La Plata na Argentina; da Universidade de Salamanca na Espanha, pela Universidad Andina Simón Bolívar do Equador; entre outras instituições nacionais e internacionais. E ainda tem outros 36 títulos concedidos a receber.

Em maio de 2017, ao receber títulos de oito universidades da Argentina, Lula sintetizou o sentimento de orgulho que o Brasil inspirava no mundo. “Eu recebo esses diplomas com muito orgulho, porque sei que eles também reconhecem o lugar que o Brasil conquistou no mundo durante essa última década. Conquistamos um lugar que merecemos e também recuperamos nossa autoestima. Sentimos orgulho da nossa própria pátria, daquilo que somos e daquilo que podemos nos tornar”.

Em setembro do ano passado, após ser encarcerado injustamente e sem provas, Lula recebeu em cerimônia solene na Universidad Nacional del Comahue, na Argentina, seu 35º título de doutor honoris causa, se tornando um dos brasileiros com mais honrarias na história do país.

Diante de tamanho reconhecimento – nacional e internacional – e com sua prisão política, fica a questão: a quem interessa calar um dos brasileiros mais admirados mundo afora de nossa história?

Por Instituto Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast