Haddad: queremos fazer justiça para Lula e para o povo evitando retrocessos

Em atividade da Caravana Lula Livre, no Rio Grande do Sul, Fernando Haddad falou sobre os avanços do Governo Lula que estão sendo destruídos por Bolsonaro

Ricardo Stuckert

Haddad em entrevista a Rádio Guaíba

A Caravana Lula Livre já começou e, nesta sexta-feira (05), está no Rio Grande do Sul com Fernando Haddad. A comitiva tem como objetivos lutar por justiça para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político há 363 dias, e lutar contra a destruição do Estado que está sendo promovida por Jair Bolsonaro (PSL).

Em sua primeira atividade da caravana, o ex-ministro da Educação e candidato à Presidência em 2018, concedeu uma entrevista a Rádio Guaíba. Na conversa, falou sobre os avanços no ensino que foram conquistados pelos governos petistas e agora são ameaçados pela incompetência da atual gestão.

Enquanto Lula foi o presidente que mais investiu em educação na história do País, permitindo que milhões de brasileiros tivessem acesso a universidades públicas de qualidade, o MEC de Bolsonaro tem tantas crises internas que nem sequer consegue garantir o funcionamento mínimo de uma das pastas mais importantes para o desenvolvimento do país.

“O que está acontecendo no MEC é um desastre. É um Ministério com orçamento de 100 bilhões, não é um Ministério menor. Quando Lula assumiu, esse orçamento era menos de R$ 20 bilhões. Isso prova o quanto houve valorização [da educação] nesse período”, justificou Haddad.

Ele destaca ainda que, durante o Governo Lula, foi a primeira vez na história que os investimentos em educação no Brasil estiveram acima da média dos países desenvolvidos e o resultado disso foi um número “impressionante” de novas universidades e escolas técnicas. O projeto de expansão do ensino teve continuidade com a presidenta Dilma Rousseff, responsável por iniciativas como o  Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Ciência Sem Fronteiras.

Agora, todos essas conquistas estão ameaçadas sob o governo de um homem que, nas palavras de Haddad, não entende de coisa nenhuma e menos ainda de educação. Nesse contexto, “é preciso tomar cuidado para não perder o que foi conquistado”.

Por isso, a Caravana Lula Livre está nas ruas do Rio Grande do Sul, unindo lideranças do PT, companheiros de outros partidos e milhares de brasileiros que acreditam na democracia, na justiça e lutam contra a retirada de direitos que pauta o governo Bolsonaro.

Jornada Lula Livre

Entre os dias 7 e 10 de abril todas as atenções estarão voltadas para a Jornada Lula Livre, iniciativa que pretender reforçar o posicionamento contrário diante da atual conjuntura política brasileira e ampliar a unidade em torno das lutas em defesa do maior líder popular da história do Brasil.

Com eventos programados em praticamente todos os estados brasileiros e também em diversos outros países, a Jornada Lula Livre terá seu grande ato nacional realizado no dia 7, dia em que a prisão política completa um ano.

A iniciativa é parte da reorganização das estratégias de mobilização dos comitês populares espalhados por todas as regiões da nação e reativa e campanha Lula Livre lançada ano passado. A jornada também se readequará aos lamentáveis desdobramentos políticos que aconteceram no país a partir da eleição de Jair Bolsonaro, como a reforma de Previdência.

Assista a entrevista na íntegra

#AOVIVO | Fernando Haddad participe do Programa do Juremir

#AOVIVO | Fernando Haddad participa do Programa do Juremir (Rádio Guaíba)

Publicado por PT – Partido dos Trabalhadores em Sexta-feira, 5 de abril de 2019