Haddad vai ampliar transporte público e reduzir filas do SUS em SP

Fernando Haddad vai implantar o Trem Intercidades, expandir metrô e criar Bilhete Único Metropolitano; na Saúde, meta é articular 70 hospitais dia

Fernando Haddad, candidato do PT em São Paulo - Foto: Diogo Zacarias

Fernando Haddad, candidato do PT ao governo de São Paulo, pretende colocar o estado nos trilhos, literalmente, e assim facilitar a vida da ampla maioria da população paulistana e paulista que usa o transporte público diariamente, principalmente através dos trens urbanos e do metrô. É um plano completo de humanização do transporte no mais importante estado do país.

Haddad vai criar uma rede ferroviária intermunicipal de passageiros, integrando as cidades da Macrometrópole Paulista, iniciando a implantação do trem Campinas – São Paulo e retomando os estudos para a implantação das ligações entre São Paulo, Santos, Sorocaba e São José dos Campos. É o que ele chama de Trem Intercidades, um projeto que beneficiará milhões de moradores desses municípios.

Outro projeto de Haddad para a área do transporte público, também já previsto em seu plano de governo, será a expansão do metrô, com a modernização e ampliação das linhas da CPTM, priorizando as áreas periféricas, as ligações interbairros, as conexões com os aeroportos, em obras em andamento e com estudos já realizados.

E para fechar os programas principais para esse setor tão carente de investimentos maiores e de modernização, Fernando Haddad vai criar o Bilhete Único Metropolitano, que irá integrar os transportes municipais e estaduais com bilhete único e tarifa única nas regiões metropolitanas, possibilitando a redução de custos e aumentando as oportunidades de trabalho entre cidades. Haddad também vai retornar com o passe livre para os idosos acima de 60 anos, que foi extinto por João Dória e Rodrigo Garcia.

Hospitais Dia para garantir atendimento e reduzir filas do SUS

 Outra das grandes prioridades no futuro governo de Fernando Haddad é a Saúde Pública. E um dos graves problemas enfrentados é a fila do SUS para o atendimento da população paulista.

Durante visita à Faculdade de Medicina da USP nesta segunda-feira (24), Haddad afirmou que para reduzir a fila do SUS ele contará com os Hospitais-Dia e investirá nos equipamentos para que as equipes da saúde tenham condições de trabalhar.

Haddad lembrou a experiência do modelo em São Paulo, quando foi prefeito, e reduziu de 160 dias para 58 a fila de espera de cirurgias pediátricas.

“Dobramos a capacidade de resolutividade para baixa e média complexidade na capital e estou propondo esse modelo para o interior. “Vamos garantir pelo menos um hospital-dia para cada 400 mil habitantes, com isso você vai ver a fila do SUS cair, mas precisa ter o equipamento, centros cirúrgicos e a contratação de pagamento por procedimento. Você vai garantir que os médicos venham para o SUS, porque você vai ter um equipamento que dê respaldo, que dê condições do médico e da sua equipe de atuar”, afirmou ele.

Ainda durante o encontro foram discutidas formas de contratação, das carreiras e leitos parados no HC devido à falta de profissionais. Durante a passagem pela unidade, o candidato petista também garantiu que o setor de saúde terá papel fundamental no renascimento da indústria de SP, a partir do fomento e da reorganização das compras governamentais.

Representantes de centros acadêmicos entregaram uma carta na qual Haddad se compromete com a reestruturação e fortalecimento da farmácia popular, aumento do piso dos profissionais da saúde, além de outras medidas de inclusão, combate ao racismo e LGBTfobia.

Da Redação, com site da campanha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast