Hage: Caso Petrobras é o maior já investigado e punido no Brasil

Ex-ministro da CGU rebateu declaração de FHC e disse que apenas um “cego, mudo e surdo” acreditaria que a corrupção é algo recente no País

O ex-ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, garantiu, em entrevista ao jornal “Estado de São Paulo” publicada nesta segunda-feira (23), que o esquema na Petrobras revelado pela Operação Lava Jato é o maior caso de corrupção investigado e punido na história do País. Ele comandou a CGU entre 2006 e 2014, durante períodos das gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

“Não tenho os números de cabeça, mas seguramente me parece a maior investigação já feita e o maior escândalo descoberto do País. Eu não diria que é o maior escândalo ocorrido no País, porque no passado não se descobria, não se investigava. Mas é o maior escândalo descoberto, investigado e, seguramente punido”, explicou o ex-ministro.

Além disso, Hage rebateu a afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sugeriu, na última semana, que a corrupção é uma “mocinha de poucos anos, quase um bebê”. Para o ex-ministro, apenas um “cego, surdo e mudo” poderia acreditar que a corrupção no Brasil é algo recente.

“Quem afirmar que a corrupção é um bebê, certamente estava de olhos fechados ou fazendo papel de cego, surdo e mudo até agora. Porque até as pedras da rua sabem que a corrupção existe desde que existe a humanidade e, no Brasil, existe desde Pedro Álvares Cabral”, lembrou.

“Agora, se alguém fazia questão de até pouco tempo não enxergá-la, não investigá-la, não trazê-la para a superfície e mantê-la debaixo do tapete, aí realmente pode dizer que ela nasceu agora e é um bebê”, criticou o ex-ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Estado de São Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast