Investigação da Fifa será benéfica ao Brasil, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff defendeu a investigação americana e garantiu que o Brasil vai colaborar com os EUA

Cidade do México - México, 27/05/2015.Presidenta Dilma Rousseff, durante coletiva à imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (27), que a investigação internacional sobre a corrupção na Fifa, que acarretou na prisão de sete dirigentes da entidade, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, será benéfica ao Brasil e ao futebol brasileiro.

“Toda a investigação sobre essa questão é muito importante. Vai permitir uma maior profissionalização do futebol. Não vejo como isso pode prejudicar o futebol brasileiro. Se tiver de investigar, investiga, em todas as Copas, todas as atividades”, disse a presidenta, durante entrevista coletiva na cidade do México.

De acordo com Dilma, o governo brasileiro vai colaborar com a investigação da justiça americana. “Nós temos um acordo com eles. O Brasil e esses órgãos, a Procuradoria americana, o Departamento de Justiça, colaboram sistematicamente sempre que solicitado ou necessário”, declarou.

Em relação a Copa do Mundo de 2014, a presidenta reforçou que se houve irregularidades, cabe a Polícia Federal apurar “qualquer ação inidônea no Brasil”, principalmente para defender os recursos públicos. “Tudo que foi na Copa do Mundo relativo a dinheiro nosso, nós temos total direito de investigar”, afirmou.

A justiça norte-americana divulgou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é acusada de corrupção em acordos comerciais. Neste sentido, a presidenta destacou que a CBF é uma entidade privada, sendo assim, os órgãos do Poder Executivo brasileiro não tem poder de investigá-la.

“O problema central é que na lei brasileira nós não temos poder de fazer a mesma investigação que fazemos na área pública na área privada. Eu não sei a base legal que motivou a procuradoria americana a fazer as detenções. Não tenho aqui como me manifestar para vocês”, disse Dilma.

CBF – A entidade se pronunciou  por meio de nota oficial a respeito do assunto, que apoia a investigação. “A entidade aguardará, de forma responsável, sua conclusão, sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente, diz a nota.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast