Ivan Alex e Sergio Cruz: Paul Singer Presente!

Secretário Nacional de Movimentos Populares e Setorial Nacional de Economia Solidária do PT

Divulgação

Paul Singer

O encantamento de alguém querido nos pegou de surpresa! Sempre pega. Em meio a tantos problemas… “o que falta acontecer?”. Paul Singer, ou Paulo Singer(como amigos(as) gostavam de chamar), economista brasileiro, metalúrgico e sindicalista, nascido na Áustria, nos deixou vários legados da teoria e da prática na perspectiva da construção do socialismo.

Para nós, militantes da Economia Solidária, um lastro de inteligência, pedagogia, emoções e de testemunhos de sua essência singular. Um ser humano desprovido de vaidade, cheio de generosidade e sempre envolvido com a luta social.

O militante, intelectual e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) foi um grande pensador e lutador da Economia Solidária. Por vezes, um conceito difícil de entendimento, para a boa parte da sociedade, mas de suma importância para centenas de brasileiros(as) que vivem dela. Um legado de crença no ser humano e em uma sociedade mais justa: o socialismo. Socialismo que é o resultado direto da implantação da Economia Solidária.

Há vários pontos que podemos abordar, de uma vida tão intensa e generosa como a de Paul Singer. Vamos tentar alguns aqui.

O professor não se furtou em colocar suas ideias na prática ao ser gestor em governos petistas. Participou incansavelmente de reuniões, debates e correu o Brasil na promoção de uma sociedade justa, solidária e socialista. Explicava de modo simples o que é o socialismo e aplicava as teorias socialistas na prática.

No primeiro governo Lula, conquistou-se a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), com o professor Paul Singer como Secretário, de 2003 à 2015. Ele capitaneou um processo que proporcionou uma dimensão fundamental ao desenvolvimento da Economia Solidária, uma perspectiva de organização dos(as) trabalhadores(as), em um modo de produção de enfrentamento da hegemonia capitalista.

Assim, promoveu ideias, programas e políticas públicas inéditas até então, seja conceitualmente, seja em experiências práticas. Um militante orgânico que lutou por um novo tipo de estado brasileiro. Por seus feitos, devemos a ele um bom debate sobre a experiência da Senaes.

Paul Singer foi um guerreiro singular! Organizou o povo, enfrentou ditaduras e atuou em diversas frentes. Sempre lutando, com bom humor e doçura. Um professor em exercício permanente que atuou além das salas de aula, nas salas de aulas possíveis, junto ao povo. Sua herança está distribuída nos quatro cantos do País, nos trabalhadores e trabalhadoras, empreendedores e empreendedoras solidários(as) brasileiros(as).

Não poderia nos deixar algo mais importante! Deixou-nos uma utopia que nos anima a lutar e a acreditar que um outro mundo é possível. A pensar que a economia também pode ser Solidária e que a vida pode ser muito mais justa!

Somos gratos e gratas, professor!

Professor Paul Singer presente!

Solidariedade para sempre!

Por Ivan Alex Lima, Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT; e Sergio Cruz, Setorial Nacional de Economia Solidária do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast