Janja reúne ministras e parlamentares para discutir ampliação feminina nos espaços de poder

No evento no Palácio do Alvorada que encerrou as atividades do Mês das Mulheres, as participantes também debateram a mobilização para a eleição de prefeitas e vereadoras este ano

Ricardo Stuckert

O presidente Lula, durante encontro com deputadas, senadoras e ministras no Palácio da Alvorada

O presidente Lula e a primeira dama Janja abriram as portas do Palácio da Alvorada na noite de segunda-feira (25) para uma reunião especialmente preparada para receber deputadas e senadoras do PT e de partidos da base aliada, num jantar que discutiu a participação feminina nos espaços de poder e organizar a mobilização para a eleição de prefeitas e vereadoras este ano.

Quando mulheres se encontram, se encontram também grandes ideias e ideais! O encontro vai seguir reverberando dentro de cada uma de nós. As experiências compartilhadas, o afeto multiplicado, as percepções e até mesmo as indignações que trocamos nesta noite carregam junto de si uma potência transformadora”, postou Janja em suas redes sociais junto com fotos do encontro.

Janja ressaltou ainda a luta por um parlamento com efetiva representatividade feminina. “Seguimos juntas nessa caminhada diária que é lutar por mais espaço na política e nos espaços de decisão e poder”, finalizou, sobre o evento que encerrou as atividades do Mês das Mulheres, teve a presença da presidenta do PT, deputada federal (PR) Gleisi Hoffmann e das ministras Cida Gonçalves, das Mulheres; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; Margareth Menezes, da Cultura; Marina Silva, de Meio Ambiente; Luciana Santos, de Ciência e Tecnologia; Cultura e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Várias parlamentares postaram em suas redes a foto oficial do encontro e destacaram a importância da união de forças femininas para o fortalecimento da luta por políticas públicas, igualdade, garantia de direitos e os desafios para as próximas eleições.

Feliz por voltar pela primeira vez ao Alvorada desde o golpe na presidenta Dilma, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) postou em seu perfil na rede X:

“Uma noite muito especial com Lula e Janja para debater os temas do Brasil é a participação das mulheres na transformação que estamos promovendo no país e que precisa acontecer com muita equidade”.

A deputada Benedita da Silva também registrou o jantar. “Finalizando o dia em Brasília com um encontro com o presidente Lula, ministras e parlamentares. Seguimos na luta e construindo políticas públicas”, postou em suas redes.

Dandara Tonantzin, deputada federal (PT-MG) destacou em suas redes que o encontro ajudou na solidificação da agenda de direitos e na organização para as eleições. Erika Kokay (PT-DF) escreveu sobre a importância do diálogo na superação de preconceitos.