Jorge Viana defende agronegócio sustentável para o Acre crescer

Candidato a governador pelo PT propõe modelo de pecuária de baixo impacto para evitar desmatamento e plano de reflorestamento de áreas degradadas

Ricardo Stuckert

Lula e Jorge Viana, candidato a governador do Acre

Candidato a governador do Acre pelo PT, o ex-governador do Estado e ex-prefeito da capital Rio Branco Jorge Viana defende a conciliação da produção no campo e na agropecuária com a preservação da Floresta Amazônica, assim como ocorreu durante o seus dois mandatos à frente do governo estadual.

Para combater problemas ambientais graves como o crescimento recorde dos índices de desmatamento, Viana pretende adotar no Estado uma pecuária de baixo impacto. Ele lembra que o setor sempre foi prioridade para o partido, tanto que foi durante as gestões do PT que o Acre conquistou a certificação internacional de zona livre de febre aftosa.

TIME DO LULA: Jorge Viana encabeça time do Lula para retomar avanços no Acre

O ponto central do programa de governo de Jorge Viana é a implementação de um agronegócio sustentável no Estado. “Temos compromisso com um desenvolvimento econômico sustentável, onde o crescimento encontre um novo motor, com maior valor adicionado, mais inovação tecnológica e maior integração global, promovendo o encontro dos saberes – tradicional, academia, setor privado e não governamental, gerando valor a partir do uso da terra, da floresta e sua biodiversidade do nosso Estado, impulsionando o cultivo de produtos compatíveis com a floresta e fortalecendo o agronegócio sustentável no Estado”, explica em seu Programa de Governo.

O candidato a governador do Time de Lula no Acre faz duras críticas ao grave quadro de desmatamento atual na região e reafirma que é possível impulsionar a produção agropecuária a partir de áreas que foram desmatadas, sem que para isso seja necessário desmatar novas partes da floresta.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram pelo Acre

A chapa majoritária do PT do Acre propõe ainda recuperação de áreas que foram degradadas ou subutilizadas para o aumento da produção rural e também o reflorestamento de locais desmatados, o que geraria renda para o Estado através de programas de pagamentos por benefícios ambientais, como prevê o mercado de crédito de carbono.

O Time de Lula no Acre, encabeçado por Viana, tem como candidato a vice-governador o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre (PT) e a também petista Nazareth Araújo como candidata a senadora.

LEIA MAIS: Nazareth Araújo, o nome Lula para o Senado no Acre

Nesta reta final da campanha eleitoral, Jorge Viana deu início a uma maratona por 12 municípios do interior do Estado para visitar moradores, conceder entrevistas e apresentar as suas propostas para serem discutidas com a população acreana. “O povo acreano quer mudança e não aguenta mais o descaso do governo. O povo quer um governo que trabalhe por ele e esse é o nosso compromisso, para que o Estado volte a prosperar e viver uma nova fase de desenvolvimento”, afirma.

Segundo ele, somente no primeiro dia da maratona foram visitados três municípios e durante as visitas vão sendo firmados compromissos, tais como a recuperação de rodovia local, apoio aos produtores rurais, implantação de programa social para geração de emprego e renda, aponta Viana.

LEIA MAIS: Jorge Viana encabeça o Time de Lula no Acre, junto com Marcus Alexandre, vice

“Andamos pelas ruas, conversando com as pessoas, recebendo abraços, o carinho do povo e assumindo compromissos. Eu adoro isso. É uma verdadeira maratona eleitoral e de maratona eu entendo, resistência não me falta. Estou animado para conseguir um segundo turno ao lado de Marcus Alexandre”, enfatizou à imprensa acreana.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT no Acre

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast