José Dirceu: “Política de Bolsonaro vai contra o interesse nacional”

Ex-chefe da Casa Civil fala sobre os possíveis cenários que o Brasil enfrentará com a eleição de Jair Bolsonaro e as propostas para resistência

Joana Berwanger/Sul21

“Meu objetivo foi contar a minha história e revisitar a história do Brasil nestes 60 anos”

“O nacionalismo de Bolsonaro é de mentira. Ele é muito mais retórico, explorando o nacionalismo que existe entre o povo por meio dos símbolos nacionais, do que uma política de defesa dos interesses nacionais”. A declaração é do ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, que esteve em Porto Alegre (RS) esta semana para o lançamento de seu livro “Zé Dirceu – Memórias, Volume 1”.

Em entrevista ao Sul21, Dirceu falou sobre a obra com um olhar sobre o presente e os cenários que se abrem para o Brasil com a eleição de Jair Bolsonaro.  Ele acredita que os mais de 47 milhões de votos obtidos por Fernando Haddad no segundo turno são a possibilidade de resistência política e social a esse projeto:

“Acredito que temos força para enfrentá-lo. Estamos vivendo um período histórico onde acumulamos organizações políticas e sociais, programas, ideias e lideranças que não foram destruídas como aconteceu no golpe de 64. Temos uma base política e social para enfrentar e fazer oposição ao governo Bolsonaro. Esse é o mandato que recebemos das urnas”.

Leia a entrevista na íntegra aqui

Por Sul21