Juventude debate futuro e integração regional no Foro de São Paulo

Encontro de lideranças jovens contou com representantes do PT e de países como Colômbia, Cuba, Venezuela, Peru e Estados Unidos

Duda Merini

Lideranças jovens reunidas no Foro de São Paulo: disposição para continuar o trabalho de integração latino-americana

Durante o segundo dia de atividades do 26º encontro do Foro de São Paulo, que ocorre até este domingo (2), em Brasília, jovens de Brasil, Colômbia, Cuba, Venezuela, Peru, Estados Unidos e Europa debateram os desafios e missões futuras dos partidos e movimentos progressistas no mundo.

Uma das lideranças que participaram do evento, secretária nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, destacou que a energia e a potência da juventude serão fundamentais para a continuidade do Foro, que, segundo ela, deve trabalhar por uma maior integração dos países latino-americanos e caribenhos.

“Ver aqui em Brasília tanta juventude, de tantos países, da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos, discutindo o futuro do que será o Foro de São Paulo, do que será a América Latina e a unidade de integração entre os povos é inexplicável. Isso garante não só que o futuro seja socialista, de luta, resistência e construção, mas também que o foro não se pode acabar”, afirmou Garcia.

A secretária da Juventude do PT também destacou a importância do Foro como um espaço de troca, construção e fortalecimento da juventude. “O Foro de São Paulo é o espaço mais democrático que temos dentro das Américas”, ressaltou, depois de lembrar a importante vitória alcançada pela democracia brasileira com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.

União de ideais

O secretário de Relações Internacionais da Juventude do PT, Alexandre Pupo, também comemorou o retorno do Foro ao Brasil, especialmente com a presença de Lula, agora eleito pela terceira vez presidente do Brasil.

Pupo lembrou ao discursar na abertura da 26ª Reunião, Lula defendeu a união latino-americana por igualdade e democracia“Temos a chance, agora, com Lula, de viver um grande impulso para a integração regional. E faz muito sentido que espaços como o Foro de São Paulo possam ajudar nesse debate, a pensar novas propostas e a fazer um balanço do que foi o período de integração que vivemos no início do Século 21, além de apontar caminhos onde os movimentos sociais estão integrados.”

Pupo alertou ainda que a juventude precisa se empoderar nesse projeto de integração dos povos. “Se a juventude não entender a importância da integração, ela está fadada ao fracasso. Precisamos avançar em um programa de mobilidade regional na área da educação”, propôs.

LEIA MAIS:  Discurso de Gleisi Hoffmann na abertura do 26º Foro de São Paulo

A proposta de que a juventude trabalhe pela continuidade do Foro de São Paulo também foi defendida por Agustina Alejandro, representante do Uruguai. Ela se disse entusiasmada com o fato de os participantes manifestarem a intenção de fazer a organização se tornar perene, com estrutura consolidada, pensada, e que realmente pode continuar a ser uma organização dos jovens.

“Precisamos criar realmente uma transformação, uma renovação do Foro de São Paulo e um compromisso real com as companheiras e companheiros. Acredito que Lula foi muito claro sobre a importância do Foro de São Paulo e a importância do seu futuro”, disse.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast