Juventude PT exalta Lula Livre e vai criar Praças da Democracia

Secretário da Juventude do PT, Ronald Sorriso, revelou que no Seminário foi definida a criação de “Praças da Democracia” para intensificar a luta pela liberdade de Lula

Juventude do PT

“A Juventude do PT compreende que têm um papel histórico em lutar pela renovação da política e do partido, e que precisa construir mecanismos nas redes, nas ruas e nas bases, para alterar a correlação de forças e mudar a conjuntura”. O balanço do secretário Nacional da Juventude do PT, Ronald Sorriso, traduz a necessidade de todas as forças progressistas e democráticas do país fazerem uma luta em defesa da pluralidade e dos direitos humanos e sociais.

Pensando nisso, o Seminário “Organizar e Resistir – Jamais poderão deter a chegada da primavera” deliberou pela criação de “Praças da Democracia”, segundo Sorriso. ” Queremos fazer de cada praça do nosso país, um espaço de resistência cultural e política na construção da luta pela liberdade do Presidente Lula. Consideramos que a prisão de Lula é política e é coletiva, pois aprisiona os sonhos e a esperança de uma fração majoritária do povo brasileiro”, explica o secretário da Juventude.

A defesa da liberdade de Lula é a prioridade de quem luta pela democracia, por isso, a Juventude do PT vai intensificar as caravanas para Curitiba até o ex-presidente ser libertado. “Lula não deixará de ouvir um ‘bom dia’ para que ele saiba que nós estamos lá, um ‘boa tarde’ para que ele possa ter a nossa companhia durante as suas leituras e um ‘boa noite’ para que ele possa dormir abraçado pelo nosso povo, um único dia sequer que seja”, aponta Sorriso.

Contra retrocessos de Bolsonaro e a Lei da Mordaça

Ainda segundo o secretário da JPT, os estudantes e professores de todo o país enfrentarão importantes lutas ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PSL), que entre outras medidas desastrosas, quer instituir Ensino Fundamental à distância, mensalidade em universidades públicas, além da censura em escolas por meio da Lei da Mordaça.

Para Sorriso, os jovens de todo o Brasil podem e devem contribuir também na luta pela defesa dos movimentos sociais e entidades que lutam pelos direitos dos trabalhadores. “Vamos defender a UNE e a UBES, entidades históricas patrimônio dos estudantes e do Brasil, contra a criminalização que está sendo construída contra os Movimentos Sociais. Por isso decidimos mobilizar com toda a força as nossas bases e militância rumo à 11ª Bienal de Cultura e Arte da UNE, que será realizada do 6 ao dia 10 de Fevereiro, em Salvador.

No seminário também ficou definida a convocação do Encontro Nacional dos Estudantes Petistas “Educador Paulo Freire” – ENEPT 2019, que será realizado no em março, e como o próprio nome sugere, vai homenagear o patrono da Educação brasileira, cuja obra e memória estão sofrendo ataques do fundamentalismo.

Por Erick Julio, da Agência PT de Notícias