Lideranças destacam democracia e esperança em fala de Lula

Presidente da CUT, secretários nacionais do PT, ativista LGBT e pastor presbiteriano exaltam discurso de estadista feito pelo presidente Lula

Ricardo Stuckert

Evento de filiação ao Partido dos Trabalhadores

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, manifestou a sua felicidade com a fala do ex-presidente Lula na quarta-feira (10) pois, segundo ele, tratou-se da redenção de um sofrimento da nossa militância de oito anos porque esta campanha de ódio e de perseguição ao presidente, à esquerda, à CUT vem desde aquela jornada de 2013”.

“Eu me senti redimido porque a nossa militância agora vai poder dialogar com a população, sem revanchismo, sobre o quanto eles foram enganados pela campanha da grande mídia, pela Operação Lava Jato. E fiquei mais feliz ainda pelos compromissos que o presidente Lula reafirmou. Para nós, do movimento sindical, do movimento social, a gente sabe que o ano que vem terá a eleição da nossa vida, é ganhar ou ganhar. E não é só ganhar, é governar o país para os mais pobres, desfazer todas as injustiças que foram feitas contra os trabalhadores nesse período”, afirmou.

Sérgio Nobre enfatizou ainda a preocupação de Lula com a defesa da vida do povo brasileiro, “pois estamos caminhando para bater o número de 300 mil mortos que em qualquer lugar do mundo é uma tragédia. E a defesa dele do isolamento social, da máscara, da vacina, da defesa da vida foi uma coisa extraordinária.”

Um caminho para seguir

“O pronunciamento do presidente Lula mostra que o país agora tem um farol, tem um caminho para seguir, pois o país não tinha rumo, desorientado, mas agora a partir da fala dele o país tem um caminho, tem um rumo, para a classe trabalhadora e todos os setores que tem compromisso com o Brasil com justiça, desenvolvimento e equidade social”, finalizou o presidente da CUT.

Já Symmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT)e integrante do coletivo nacional LGBT do PT, comparou o julgamento injusto promovido contra Lula com os pelos quais passa diariamente a população LGBTQI+ no Brasil.

“A narrativa moralista do ódio começa a ser desmontada com esta decisão do STF, isso ocorre para livrar a barra do ex-ministro da justiça, Sergio Moro, que nada fez para fazer valer a criminalização da LGBTIfobia por decisão deste mesmo STF. Nós, LGBTQIA+, sabemos o que é ser julgado injustamente todos os dias por ser quem somos e assim perseguidos pela galera do ódio. Ter Lula Livre é um fio de esperança de que iremos vencer esta guerra e retomar a democracia”.

A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolinne, também destacou a mensagem do ex-presidente com relação às prioridades do país.“A principal mensagem que Lula nos passou hoje no seu pronunciamento é de que de precisamos de mais livros e de saúde e não armas, que é a prioridade do atual governo”.

Em vídeo, a secretária nacional de Movimentos Populares e Setoriais do PT, Vera Lúcia Barbosa, a Lucinha, enfatizou que a fala de Lula foi um verdadeiro resgate da democracia e da verdade no país.

O pastor presbiteriano, Reverendo Luiz Sabanay, fez um paralelo entre o conteúdo do discurso de Lula com o que pregava Jesus Cristo.

“O discurso do Lula foi para os crentes evangélicos e evangélicas brasileiras. Não é um reducionismo. É como pensava Jesus: Pensava no reino de Deus, pensava grande, pensava em um Reino de Paz, um mundo sem armas, sem morte, sem violências contra o que ou quem quer que seja. Pensou no Reino da Alegria, com lazer, picanhas e cervejas e a juventude poder passear livremente”, diz o pastor Sabanay.

.”O mais importante: derrotar o Reino da morte, vacinando o povo, contra a imbecilidade, contra a fome, a miséria e desemprego e a mentira. Finalmente: invocou a esperança, trouxe a possibilidade do futuro no presente, de um povo, de uma nação, de um ser humano e uma sociedade movido, sem ódio, pela experiência de quem venceu as injustiças com a serenidade das bem-aventuranças dos que tem fome e sede de Justiça!”, completa o pastor presbiteriano.

Esperança para o povo

O secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares, além de destacar a postura de estadista de Lula durante a sua fala, também mencionou a  preocupação do líder petista com a educação da população brasileira em contraponto ao projeto de armamento de Bolsonaro.

“Lula trouxe esperança para o povo brasileiro. Falou como estadista e deu uma aula de como um presidente deveria se comportar num momento de crise. É a figura política capaz de unir o país e derrotar neofascismo e isso é importante demais para a área de cultura que é alvo de Bolsonaro. Como disse Lula, nós vamos para a luta para que os brasileiros tenham mais livros na mão e não mais armas.”

Para Ronald Sorriso, secretário nacional de Juventude (JPT), a fala do ex-presidente trouxe uma mensagem significativa de esperança para a juventude brasileira.

Resgate da energia

Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo considera que o retorno de Lula ao cednário político do país irá resgatar a energia paralisada pelo governo de extrema direita de Bolsonaro.

“A decisão do ministro Fachin quanto aos processos contra o ex-presidente Lula e a sua fala durante a entrevista dada na quarta-feira revelam que podemos esperança de reconquistar políticas públicas, de reconquistar valores que a extrema direita exterminou nestes últimos anos. E nós acreditamos que dentro dessas políticas tem aquelas que voltarão a dar dignidade às pessoas negras, que inibirão a morte da juventude negra como ocorre hoje e que criará condições para melhorar a saúde da população, principalmente da população negra, cuja maioria vem morrendo devido aos efeitos da Covid-19.”, diz Martvus.

“Nós acreditamos que a presença do presidente Lula no cenário político nacional fará com que nós possamos resgatar toda a energia que estava paralisada diante da perplexidade que gera no país um governo de extrema direita como o que nós temos hoje. Toda força ao presidente Lula e a um país diferenciado que retomará o seu desenvolvimento econômico, social e sustentável para todos”, enfatiza o titular da SNCR/PT.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast