Lideranças políticas condenam ataque a Acampamento de Curitiba
Deputados e senadores do PT, presidenciáveis de outras legendas e movimentos sociais condenaram o ataque ao acampamento Marisa Letícia neste sábado
Publicado em
Após o ataque à tiros contra o Acampamento Marisa Letícia, da Vigília Lula Livre em Curitiba, ocorrido na madrugada deste sábado (28), deputados e senadores do PT, lideranças políticas de outras legendas, incluindo pré-candidatos à presidência, assim como movimentos sociais, vieram a público condenar essa ação fascista e denunciar que os discursos de ódio estão se materializando de maneira perigosa para a democracia brasileira.
A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, gravou um vídeo pela manhã, onde afirma que “essa intolerância vai levar para uma situação lamentável. É uma violência contra os movimentos sociais, é uma violência que tem se dado na política. Quero deixar claro, ela é resultado desse processo construído de perseguição contra o presidente Lula, contra o PT, contra os movimentos de esquerda. A Lava Jato e o juiz Sérgio Moro tem responsabilidade objetiva nisso, assim como a grande mídia e principalmente a Rede Globo“.
Para o senador Lindbergh Farias, “é revoltante ver o surgimento de um neofascismo impulsionado por essa campanha de ódio dirigida pela Rede Globo, por bandidos como Bolsonaro e aproveitadores como esse juiz Sérgio Moro. Exigimos a apuração imediata desse criminoso atentado”.
FASCISTAS! Atacaram com mais de 20 tiros o acampamento em Curitiba. Duas pessoas foram atingidas. É revoltante ver o surgimento de um neofascismo impulsionado por essa campanha de ódio dirigida pela Rede Globo, por bandidos como Bolsonaro e aproveitadores como esse juiz Sérgio Moro. Exigimos a apuração imediata desse criminoso atentado.
Publicado por Lindbergh Farias em Sábado, 28 de abril de 2018
Outro ataque fascista no Paraná. Solidariedade às vítimas e abraço fraterno aos resistentes que lutam por democracia. https://t.co/75jv7G5HTH
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) April 28, 2018
“É muito grave o que ocorreu no Acampamento Marisa Letícia”, destacou o deputado Paulo Pimenta. “As autoridades do Paraná ficaram responsáveis por garantir a segurança das pessoas, o que nunca ocorreu. Todas as noites foram de provocações, até que ocorreu o que estava anunciado, os fascistas gritando a favor de Bolsonaro, não satisfeitos em soltar fogos de artifício contra o acampamento, descarregaram uma pistola”.
Paulo Pimenta fala sobre o atentado ocorrido em Curitiba no Acampamento #LulaLivre e alerta sobre o que pode acontecer nas próximas horas !!
Publicado por Paulo Pimenta em Sábado, 28 de abril de 2018
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que o crime foi motivado por ódio e intolerância. “Temos de denunciar ao mundo esse estado de violência no Brasil, motivado pelo ódio e pela intolerância. Não podemos nos calar diante da gravidade do que está acontecendo!! Esperamos providências rigorosas por parte das autoridades de segurança.”
É gravíssima a notícia dos tiros contra o acampamento #LulaLivre em Curitiba, nessa madrugada. A responsabilidade por essa violência é do Bolsonaro, que propaga ódio, da Rede Globo e também de Carmen Lúcia, que permite que Moro pratique uma justiça facciosa como tem praticado.
Publicado por Paulo Teixeira em Sábado, 28 de abril de 2018
URGENTE: O Acampamento #LulaLivre em Curitiba foi vítima de um ataque fascista a tiros nesta madrugada. Uma pessoa está gravemente ferida. Em protesto, acampados fecharam uma rua da capital paranaense. Não vão nos calar e intimidar. Lula é um preso político! pic.twitter.com/rP44cZAcZd
— Erika Lula Kokay (@erikakokay) April 28, 2018
Gravíssimo o ataque à tiros contra o Acampamento Marisa Letícia em Curitiba. O governo do Paraná e o Ministério da Segurança Pública tem que agir imediatamente!
— Vanessa Grazziotin (@vanessasenadora) April 28, 2018
Falo direto de Montevidéu sobre o atentado que aconteceu no acampamento "Marisa Letícia", em Curitiba, na madrugada deste sábado (28). O Brasil está vivendo um momento gravíssimo de intolerância, em que pessoas estão sendo atacadas em manifestações pacíficas.Foram desferidos mais de 20 tiros em direção aos manifestantes que estavam acampados, atingindo dois companheiros. Um militante foi gravemente ferido e corre o risco de morrer. Precisamos acabar com esse fascismo e a intolerância que está imperando no nosso país.
Publicado por Humberto Costa em Sábado, 28 de abril de 2018
ATENÇÃO. Tiros nessa madrugada contra o acampamento #LULALIVRE, em Curitiba, atingiram pessoa q está gravemente ferida! Grupos paramilitares e milícias atuam no Brasil! É a mesma direita q atentou contra Caravana de @LulapeloBrasil. Até agora ñ há resposta: quem matou Marielle? pic.twitter.com/gu14bPT6Nq
— Maria do Rosario (#LulaLivre) (@mariadorosario) April 28, 2018
Margarida Salomão (PT-MG) afirmou que “está claro para nós que essa movimentação é para criar fatos que facilitem a tentativa de remoção do presidente Lula para outro local, como já foi solicitado tanto pela PF quanto pela prefeitura de Curitiba. Não iremos nos calar!”
Urgente – Ataque ao Acampamento Marisa Letícia
FASCISTAS NÃO PASSARÃONesta madrugada, o acampamento Marisa Letícia, onde dormem integrantes da vigília Lula Livre, foi atacado a tiros por volta das quatro horas da madrugada. Duas pessoas foram feridas. A autoria do ataque ainda não foi identificada. A polícia está fazendo os registros necessários para apuração.As informações de pessoas que estavam no acampamento apontam que havia movimentação de carros passando em frente ao local desde às duas da madrugada, gritando palavras de ordem em homenagem a Jair Bolsonaro.Está claro para nós que essa movimentação é para criar fatos que facilitem a tentativa de remoção do presidente Lula para outro local, como já foi solicitado tanto pela PF quanto pela prefeitura de Curitiba.Não iremos nos calar!#LulaLivre #LulaValeALutaVia Jornalistas Livres
Publicado por Margarida Salomão em Sábado, 28 de abril de 2018
PT DENUNCIA NOVO ATENTADO POLÍTICO CONTRA A DEMOCRACIA NO PARANÁ Na madrugada desse sábado (28), criminosos dispararam…
Publicado por Fátima Bezerra em Sábado, 28 de abril de 2018
Jandira Feghali (PCdoB/RJ), vice-líder da oposição, afirmou que “o atentado no acampamento mostra de que lado está o ódio no país. De que lado está a intolerância, nessa sociedade ainda infelizmente partida. Lula representa um ideal, um projeto popular e isso incomoda. Que a polícia tenha celeridade na investigação de mais esse ataque à democracia.”
Os tiros que atingiram duas pessoas, nessa madrugada, no Acampamento, em Curitiba, sao consequência do ódio semeado nas redes e da total ausência de esclarecimento sobre o episódio similar com a caravana de Lula.
— Manuela (@ManuelaDavila) April 28, 2018
No Brasil que eu quero viver tiros são não são disparados contra quem faz politica. Esses tiros são uma ameaça a democracia!!! Lembram do episódio de Bolsonaro simulando tiros ao boneco de Lula? O que ele pensa sobre isso? Calará como no episódio de Marielle?
— Manuela (@ManuelaDavila) April 28, 2018
Absurdo! Duas pessoas feridas após atentado a tiros contra o acampamento #LulaLivre em Curitiba. Nossa solidariedade aos militantes e exigimos punição dos responsáveis. É preciso barrar a escalada de violência fascista no Brasil.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 28, 2018
— Ciro Gomes (@cirogomes) April 28, 2018
Atentado a tiros contra acampamento Lula Livre em Curitiba é gravíssimo.Fascistas estão se sentindo livres p/ matar no ambiente de intolerância e ódio q já matou Marielle e Anderson e agora feriu ativistas.Solidariedade aos lutadores e punição já aos covardes "anônimos".
— Ivan Valente (@IvanValente) April 28, 2018
Repudiamos o ataque a tiros ocorrido nesta madrugada contra o acampamento Lula livre em Curitiba. É preciso deter o avanço de práticas fascistas, de covardes que agem armados e que contam com a impunidade. Isso não é política, é crime. Não passarão!
— Ivan Valente (@IvanValente) April 28, 2018
Não nos calaremos! Os tiros no acampamento Lula em Curitiba mostram o novo jeito criminoso de agir de uma direita raivosa e truculenta. O nazifascismo começou assim. Ovo da serpente! Exigimos apuração rigorosa. Aliás, estamos sem Marielle e Anderson há 46 dias e, até agora, nada!
— Chico Alencar (@depChicoAlencar) April 28, 2018
Acampamento em apoio ao ex-presidente Lula, em Curitiba, foi alvo de um atentado a tiros durante a madrugada. Duas pessoas ficaram feridas.
Não podemos aceitar isso, exigimos a punição dos responsáveis.
— David Miranda (@davidmirandario) April 28, 2018
TODO APOIO E SOLIDARIEDADE AOS LUTADORES QUE RESISTEM EM CURITIBA EM DEFESA DA DEMOCRACIA!#LulaLivre #MarielleVive #LutaPelaDemocracia
Publicado por MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto em Sábado, 28 de abril de 2018
“Essa violência é mais uma iniciativa da elite golpista, conservadora e branca, curitibana e brasileira, que é…
Publicado por MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Sábado, 28 de abril de 2018
Repudiamos de forma veemente o ataque a tiros contra o acampamento Marisa Letícia, ocorrido na madrugada de hoje (28) e…
Publicado por Levante Popular da Juventude em Sábado, 28 de abril de 2018
nessa madrugada, fascistas armados invadiram o acampamento que realiza vigília solidária ao ex-presidente lula em…
Publicado por Ana Cañas em Sábado, 28 de abril de 2018
Da redação da Agência PT de notícias