Limpeza impressiona visitantes do Acampamento Lula Livre

Equipe de 40 pessoas do MST garante a higiene no local onde acontece vigília em defesa do ex-presidente com o apoio do movimento de luta por moradia

Wellington Lenon

Cerca de 40 pessoas garantem a limpeza do acampamento Lula Livre

O capricho na limpeza é uma das principais características do Acampamento Lula Livre em Curitiba. O serviço fica a cargo da delegação do acampamento Maria Rosa do Contestado.

Todos os dias, as 40 pessoas da brigada de limpeza retiram cerca de 130 sacos de lixo de 100 litros do Acampamento Lula Livre. “Às 7h começamos a varrição. Em seguida recolhemos todo o lixo, inclusive dos moradores”, explica Celso Meira, coordenador da equipe de limpeza.

Nessa primeira varrição diária são recolhidos cerca de 30 sacos de lixo. Ao longo do dia, outros 100 sacos são retirados. Cada barraca do Acampamento tem um saco de lixo para recolher detritos.

Celio conta que o MST tem um acordo com a empresa que faz a coleta de lixo na cidade, para levar tudo que é  recolhido no acampamento até a rua de baixo, de onde é levado pelo caminhão.

“Fazemos isso todas os dias. Já é rotina. A mesma forma de organizar a base que temos no acampamento trazemos para cá,  com a dinâmica das equipes de trabalho”, diz. Neste sábado, mesmo com chuva a rotina de limpeza foi mantida. “Ficou um pouco  mais difícil de varrer, mas fizemos o serviço”, afirma Celio.

Na quinta e na sexta feira aumentou o número de pessoas no Acampamento Lula Livre, elevando  a quantidade de lixo a ser recolhido. Nesses dias a equipe de limpeza teve o reforço de 40 pessoas da União Nacional da Luta por Moradia.

“Estamos aqui para colaborar. A coordenação é do MST, que está de parabéns por conseguir manter tudo tão limpo”, diz Neuza Ferreira, do movimento de luta por moradia.

A organização  das equipes de limpeza impressionou Neuza. “Não é fácil e tem funcionado muito bem. Não seria possível sem estratégia e isso o MST tem”, afirma.

No que depende da organização do Acampamento Lula Livre a limpeza está garantida, mas o poder público nem sempre ajuda. Na segunda feira a Polícia Militar barrou a entrada do caminhão da empresa de banheiros químicos no Acampamento, impedindo a limpeza dos cubículos.

A limpeza dos banheiros só foi permitida as 17h. Na mesma segunda feira, um caminhão pipa com água para o Acampamento também foi barrado pela PM. “Só deixaram entrar depois de muita negociação”, relata Celio.

Luis Lomba, da Agência de Notícias do PT