Lula, 1 ano de reconstrução: Rubens Otoni comenta ações para livrar povo das dívidas

Deputado federal pelo PT-GO afirma que o Desenrola Brasil e a renegociação de dívidas do Fies são marcas de um governo comprometido com a dignidade da população

Divulgação/Ministério da Fazenda

Com o Desenrola, índice de famílias endividadas já começa a cair

“E daí?” Poucas frases resumem tão bem o descaso com que Jair Bolsonaro tratou a população brasileira. O ex-capitão, sempre que pôde, deixou claro que não se mexeria para buscar soluções para os problemas que afligiam seus compatriotas. Era como se não fosse ele o presidente.

Foi agindo assim que, entre várias atrocidades, ele deixou 700 mil morrerem de Covid, levou pessoas famintas à fila do osso e permitiu que o índice de famílias endividadas batesse recorde no fim de 2022: 78% (veja no vídeo abaixo). 

Com a volta de Lula, os brasileiros puderam lembrar como é ter um presidente que não descansa enquanto não acha uma forma de ajudar seu povo. E o ex-metalúrgico provou ser mestre em resolver problemas quando lançou o Desenrola Brasil.

Programa do governo Lula mais bem-avaliado pelos brasileiros, o Desenrola está ajudando milhões de brasileiros a se livrar das dívidas, limpar seu nome e dormir de forma mais tranquila. Com condições e descontos especiais, as famílias vão se livrando de dívidas bancárias, quitando o cartão de crédito e pagando contas atrasadas. Como resultado, o índice de famílias endividadas já recuou.

LEIA MAIS:
Oito em cada dez brasileiros aprovam o Desenrola Brasil, do governo Lula
Governo Lula abre renegociações do Fies com descontos de até 99%
Impacto do Desenrola na economia é “gigante”, aponta secretário da Fazenda

“Nós vivemos um período muito difícil, por conta de um governo negacionista e sem compromisso social durante a pandemia. Mas o mais grave foi a falta de iniciativa do governo para fazer o enfrentamento e ajudar as pessoas a sair da situação de dificuldade que elas viviam”, avalia o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), em entrevista à TvPT (assista à íntegra no fim desta matéria). 

“Nós estamos vendo agora um governo que tem o compromisso de criar as condições necessárias para que as pessoas possam viver com dignidade”, completa o parlamentar.

Ajuda para os estudantes

O sucesso do Desenrola foi tão grande que inspirou o governo a lançar uma iniciativa semelhante voltada aos estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Ao todo, 1,2 milhão de pessoas têm até o fim de maio para buscar uma agência da caixa Econômica ou do Banco do Brasil e negociar uma forma viável de pagar o que devem. É possível ganhar perdão de juros, receber desconto e até mesmo parcelar o valor restante. 

Em alguns casos, como os de alunos inscritos no Cadastro Único, o desconto chega a 99%. “Existe uma disposição do governo federal tão grande que até aqueles que estando adimplentes, em dia com seus pagamentos, podem fazer uma renegociação de sua dívida”, lembra Otoni.

Segundo o deputado, essa iniciativa, assim como o Desenrola Brasil, tem impacto social e econômico. “Impacto social porque ajuda a evitar a evasão no ensino superior. E econômico porque estamos falando de aproximadamente R$ 50 bilhões que estão represados e que, com a renegociação, voltam para movimentar a economia.” 

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast