Lula chega ao Rio Grande do Sul para debater soberania nacional

Lula participa nesta quarta-feira, às 18h, de ato em defesa da soberania nacional, em Porto Alegre. Acompanhe aqui, pela TvPT

Ricardo Stuckert

Lula "Como é possível falar em soberania com 19 milhões de pessoas passando fome?”

A soberania será um dos temas que Lula vai debater com lideranças sociais e políticas em sua visita ao Rio Grande do Sul, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (1º e 2).

Neste primeiro dia, o ex-presidente, que estará acompanhado de Geraldo Alckmin, participa de reuniões e vai a um ato em defesa da soberania nacional, em Porto Alegre, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pela TvPT (vídeo abaixo).

LEGADO: Veja as realizações dos governos Lula e Dilma no Rio Grande do Sul

São esperadas as presenças da ex-presidenta Dilma Rousseff e dos prés-candidatos do PT ao governo do Paraná, Roberto Requião, e do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, além de lideranças petistas do estado, como os deputados federais Paulo Pimenta e Bohn Gass, e o senador Paulo Paim. Jornalistas interessados em cobrir presencialmente podem se credenciar neste link.

Soberania é um tema que Lula tem destacado em várias de suas falas e entrevistas, como a concedida na terça-feira à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre. Um país soberano, diz ele, é aquele que não só tem controle sobre seu território e suas riquezas, mas que as utiliza em favor da qualidade de vida do seu povo.

“A maior fotografia da soberania de um país é a qualidade de vida do povo. Como é possível falar em soberania com 19 milhões de pessoas passando fome?”, discursou em abril passado, durante encontro com centrais sindicais.

“Parem de tentar privatizar as nossas empresas”

E Lula tem consciência de que a soberania brasileira está sob ataque desde o impeachment fraudulento contra Dilma Rousseff. Após o golpe de 2016, o governo Temer e, sobretudo, o governo Bolsonaro só se preocuparam em vender o patrimônio nacional para estrangeiros.

Ao vender ou sabotar as grandes empresas nacionais, como a Petrobrás, a Eletrobrás e o BNDES, Jair Bolsonaro retira do país sua capacidade de utilizar essas empresas para o bem da população.

Sem a Eletrobrás, costuma lembrar Lula, nunca teria havido um programa como o Luz Para Todos. E é o desmonte da Petrobrás que fez o brasileiro pagar a gasolina mais cara da história e estar à beira de uma crise de abastecimento de óleo diesel.

Por isso, em recente visita a Minas Gerais, Lula avisou: “Eu quero dizer ao governo brasileiro e aos empresários: parem de tentar privatizar as nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobrás vai ter que conversar conosco após a eleição”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast