Lula: CPI da Covid está recuperando a verdade sobre a pandemia

“A CPI está prestando um serviço à democracia brasileira, porque temos um governo mentiroso, um presidente que é o rei das fake news”, disse Lula em entrevista a rádio nesta quarta-feira (19)

Ricardo Stuckert

Lula

O presidente Lula acredita que a CPI da Covid tem desempenhado o papel fundamental de mostrar à população a verdade sobre como Jair Bolsonaro e seus ministros levaram o país ao desastre completo durante a pandemia. “Bolsonaro passou a pandemia inteira receitando remédio para malária e agora tenta jogar a culpa nos governadores, que foram, na verdade, vítimas de um desgoverno. O que o governo fez, fez com atraso, fez com descaso. E foi um contraponto às medidas que os governadores tomaram. E a CPI está mostrando isso”, afirmou nesta quarta-feira (19), em entrevista à Rádio Folha, de Pernambuco.

Lula lembrou que, para não admitir os crimes do governo, dois ex-ministros (Ernesto Araújo e Fábio Wajngarten) mentiram perante a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado. E apontou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello como um dos maiores responsáveis pela tragédia, que já causou quase 440 mil mortes, pelas quais Bolsonaro “tem responsabilidade direta”.

“Pazuello fez um longo depoimento por escrito, contando todas as ‘glórias’ do seu mandato no Ministério da Saúde, mas a única coisa que ele não disse é que não sabia nada de saúde. E levou todos os amigos dele das Forças Armadas para dentro do ministério e nós estamos colhendo o que estamos colhendo agora”, analisou, comentando o início da sessão com o general, também realizada nesta quarta-feira.

“Não sei qual será o resultado dela, mas a CPI está prestando um serviço enorme à democracia brasileira e à recuperação da verdade. E precisamos disso, porque temos um governo mentiroso, um presidente que é o rei das fake news, com os filhos todos ligados às fake news. A CPI vai colocar as coisas às claras para a opinião pública. Esse é o bem que ela fará ao Brasil”, completou.

“Bolsonaro não conversa, compra”

Para Lula, apesar do desastre que representa ao país e da falta de capacidade de dialogar com os vários setores sociais, Jair Bolsonaro segue governando à base de dinheiro e emendas parlamentares. “O Centrão está com Bolsonaro em função de coisas muito específicas: do dinheiro e das emendas parlamentares que ele tem para distribuir. Agora a imprensa está dizendo que ele deu R$ 3 bilhões (orçamento secreto). R$ 3 bilhões que faltam para a saúde, para a educação, para o combate à pandemia.”

Pela primeira vez na história, o país é governado por um presidente que não conversa com movimentos sociais, lembrou Lula. “Ele só conversa com miliciano. (…) Quando você é presidente da República, você tem de conversar com todo mundo. O Bolsonaro começou com toda a ignorância. ‘Não vou conversar com ninguém’. Ele não conversa, ele compra as pessoas”, afirmou. “Bolsonaro não foi preparado para ser civilizado. Ele foi preparado para ser um miliciano e é isso que faz perfeitamente bem na Presidência da República. Então, em vez de ele ficar pensando em comprar livro didático para a meninada, ele quer comprar armas”, emendou.

O “Capitólio” de Bolsonaro

Perguntado sobre as ameaças que Bolsonaro faz constantemente à democracia, Lula destacou que, agora, ao voltar a criticar o sistema eleitoral brasileiro, o atual presidente prepara uma espécie de repetição da invasão ao Capitólio, que se seguiu após a derrota de Donald Trump nas últimas eleições dos Estados Unidos.

“O Bolsonaro está querendo repetir o gesto do Capitólio nos Estados Unidos. Ele está repetindo o mesmo discurso do Trump. Ele está dizendo que, se a eleição não for impressa, vai ter corrupção. A corrupção que aconteceu foi na eleição dele. Ele mentiu o tempo inteiro, criou fake news o tempo inteiro, ele não participou de nenhum debate”, recordou Lula.

“E, ainda mais, a turma dele evitou que eu fosse candidato. Me prenderam, e quando eu fui preso cresci 15 pontos nos primeiros dias, e aí não me deixaram ser candidato. Então a eleição dele foi uma fraude. Se o voto na urna eletrônica fosse fraude, o Lula e a Dilma não teriam sido eleitos”, concluiu.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast