Lula defende Brasil como potência: “O pré-sal foi fruto de investimento em pesquisa”

Em ato na quadra da Portela, neste domingo, 25, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lembrou de parceria com o ex-presidente para realizar obras importantes para a cidade maravilhosa

Ricardo Stuckert

Lula e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em evento neste domingo. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil precisa se posicionar como potência mundial, investindo em ciência, tecnologia e educação. A fala ocorreu neste domingo (25/09), durante comício na quadra da escola de samba Portela, na cidade do Rio de Janeiro.

“A descoberta do pré-sal não foi sorte, foi investimento em pesquisa, muito investimento em pesquisa! Quando nós descobrimos, os pseudo-especialistas, que são chamados para dar palpite na televisão, disseram: ‘é, descobriram o pré-sal, mas não vão conseguir tirar o petróleo porque ele está a seis mil metros de profundidade’”, revelou ele, ressaltando que não vai privatizar a Petrobras.

As reservas do pré-sal foram descobertas em 2007. Três anos depois, em julho de 2010, a Petrobras ultrapassava os dois mil metros de água, dois mil metros de terra e dois mil metros de sal, para começar a extração do recurso natural, como recordou Lula.

“Eles diziam, ‘ah, vocês não vão conseguir tirar, porque não tem tecnologia’. Hoje o barril do petróleo, tirado a 6 mil metros de profundidade, está ao mesmo preço do petróleo tirado na Arábia Saudita a flor da terra. A Petrobras tem tecnologia, e o povo brasileiro não é burro, é inteligente, e ele sabe, que quando tem chance de estudar, os nossos pesquisadores não perdem para ninguém. A Petrobras é a maior empresa de prospecção em aguas profundas”, reforçou.

O ex-presidente explicou ainda que quando resolveu que as plataformas de perfuração de petróleo deveriam ser produzidas no Brasil, para gerar emprego e renda para a população, os mesmos críticos receberam a iniciativa de forma negativa, dizendo que o país não possuía tecnologia.

“Pô, nós vamos fazer aqui! “Ah, o Brasil não sabe mais construir navios”. Então nós vamos voltar a fazer navios. Nós precisamos voltar a governar para a gente poder transformar esse país num país soberano”, completou.

Eduardo Paes: só Lula pode resgatar a esperança no futuro do Brasil

Em encontro de emoção e alegria na quadra da Portela, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã deste domingo (25/09), a sete dias do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu reconhecimento público do prefeito Eduardo Paes, em relação ao trabalho realizado na cidade do Rio. Paes destacou também a importância de Lula aos demais entes federativos, enquanto presidente.

“Lula é maior do que qualquer quadro político do Rio de Janeiro e é maior do que qualquer político brasileiro. Meus filhos, de 18 e 16 anos, perderam a crença no Brasil, perderam a esperança no futuro. A gente só pode resgatar a esperança no Brasil e no futuro se a gente eleger o Lula presidente do Brasil”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, Lula é a figura que materializa a esperança do povo brasileiro.

Em reconhecimento ao legado das gestões do ex-presidente, Paes contou que ia a Brasília discutir com Lula programas e projetos, como as obras do PAC para o Rio de Janeiro, e disse que no atual governo houve fim de projetos e que hoje há uma ruptura do pacto federativo. “No governo Lula, tinha quantidade sem fim de projetos e programas”.

O prefeito ressaltou o momento no país em que o tecido social está fragmentado como nunca ele viu em 30 anos de vida pública, com pessoas passando fome, sem casa e sem esperança. Os municípios estão perdendo recursos para saúde e assistência social. Paes afirmou que, nos tempos de Lula, a negociação entre prefeitos e presidentes existia e não era só porque eles eram aliados. “Vale para todos os prefeitos e gestores. Eu sei que esse homem vai dar condições para fazer com que o Brasil cresça e os serviços possam ser prestados de maneira adequada para a população, principalmente os mais pobres.”

Da Redação, com Site do Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast