Lula defende o apoio às cooperativas do campo em Santa Catarina

“Nós vamos fazer uma melhoria nas coisas para ajudar os produtores familiares porque vocês representam 70% do que a gente come”, afirmou em visita com Lula pelo Brasil

Ricardo Stuckert

Lula visita fábrica de sementes do Movimento de Pequenos Agricultores em São Miguel do Oeste

Pequenos agricultores do oeste catarinense e trabalhadores da Cooperoeste se encontraram com o ex-presidente Lula na tarde deste domingo (25), na cidade de São Miguel do Oeste, durante a quarta etapa de Lula pelo Brasil.

Com a voz um pouco rouca de tanto conversar com o povo em sua viagem pela região sul do Brasil, Lula falou da importância de se apoiar o pequeno produtor com condições adequadas à sua realidade, e criticou a burocracia estatal que muitas vezes dificulta a implementação de políticas públicas

O ex-presidente afirmou que estava feliz em visitar uma cooperativa e ter acesso a informações do que é possível os trabalhadores fazerem quando eles têm oportunidade e crédito. “Não é quando tem favor. O que as pessoas querem é apenas acesso ao que todo mundo tem.”

“Eu sei que temos muita coisa para fazer no Brasil e sei que fizemos muita coisa. Sei da melhoria da vida de muitos trabalhadores rurais nesse país. Sei o que foi o Luz Para Todos, levando energia para mais de 4 milhões de famílias, atendendo 15 milhões pessoas que viviam nas trevas do século 18. Mulheres com fogão de lenha, fogão de uma boca. Lembro de mulheres que ficavam apagando e acendendo a luz e diziam que era porque nunca haviam visto o filho dormindo.”

“Há coisas fortes, que quem nasceu na cidade com luz elétrica, televisão e geladeira não tem noção do ganho. Aqui mesmo no Rio Grande do Sul, um companheiro disse que nunca viu um jogo da seleção. Quando a gente colocou o Luz Para Todos, ele comprou uma televisãozinha, uma pena porque ele também ia ver a Globo e a Record falando mal de mim.”

“O acesso à água, que muita gente teve pelo programa água para todos. Foram pessoas que nasceram e morreram carregando lata de 20 litros na cabeça e de repente a gente não sabe o valor de uma mulher ter uma torneira de água na pia e não ter que ir no rio. De ter um chuveiro para tomar banho.”

“Lembro que uma vez fui a Afogados da Ingazeira no nordeste, duas moças não iam na escola porque não tinha água para banho nem para roupa. Isso ainda acontece no Brasil e em muitos lugares, porque o governo precisa estar atento em vasculhar esse Brasil. A gente pensa que o Brasil é a avenida da praia em Porto Alegre, a avenida Atlântica no Rio de Janeiro.”

“O Brasil é o pequeno proprietário com três hectares de terra que sustenta sua família, mas está ficando difícil porque o governo hoje não garante nem o preço do litro do leite”, denunciou.

“Não dá para que a cooperativa fique submetida às mesmas condições dos grandes. São cooperativas com outra metodologia de financiamento e portanto precisa de um regime próprio, mais adequado, e por isso nas instituições que gerenciam o dinheiro, é preciso de gente que entenda de povo.”

“Eu sei a briga que fizemos para tentar fazer a água do São Francisco chegar a 12 milhões de pessoas do semi-árido. Quem é do Rio Grande do Sul, de São Paulo ou do Rio de Janeiro, muitas vezes não sabe o que é uma seca.”

“Às vezes a gente empresta 1 bilhão para o grande empresário e ele diz que não é suficiente, mas se a gente empresta 15 mil para o pequeno produtor, ele investe e muda sua vida.”

“Vou dizer que nunca tive tanta vontade de ser Presidente da República. Hoje, depois de ficar 8 anos fora, tenho clareza das coisas que a gente deixou de fazer. Tenho clareza de quantas vezes no governo você é enganado. Não basta aprovar a lei, mas tem que aplicar com mais aprimoramento do que quando se fez a lei, porque sempre há um burocrata para colocar uma vírgula para não facilitar a vida dos pequenos.”

“Eu sei da burocracia porque participei de muitas reuniões com Banco do Brasil, com as pautas de reivindicações do MST, da Via Campesina, e cada vez que tinha pauta de reivindicações, em cada reunião com os burocratas de ministério, parecia que eles eram eleitos e que a gente era um merda.”

“O presidente é uma locomotiva, a burocracia é a estação. A estação não muda. A gente passa de quatro em quatro anos, mas a estação não tem sentimento, não muda. Não se pode tratar da mesma maneira um empréstimo para a Gerdau e para o pequeno produtor, as garantias não podem ser as mesmas.”

“Estamos tranquilos porque não vamos aceitar o jogo rasteiro que estão fazendo, mas não vamos dar a outra face. Nós sabemos fazer política. Já perdi muitas eleições e acatei o candidato. Se eles não tem candidato, não vão apelar para a justiça.”

“Eu quero voltar para consertar o nosso país, para voltar o povo a acreditar, ter esperança, que milhares de jovens possam fazer uma universidade, se aperfeiçoar. A reforma agrária tem que ser concluída, a terra com os índios tem que ser legalizada, e temos que fazer reforma tributária, que vamos fazer na campanha, que quem ganha até 5 salários mínimos não tem que pagar imposto de renda. Vamos voltar aprimorado, escolher melhor os ministros”.

“Quando vejo uma cooperativa dessas, dá para acreditar que é possível criar outras cooperativas e aprendi que cooperativa para ser forte tem que nascer de baixo para cima. O que eu puder fazer para ajudar, nós vamos fazer. Nós vamos fazer uma melhoria nas coisas para ajudar os produtores familiares porque vocês representam 70% do que a gente come”, finalizou Lula.

Na sequência, o ex-presidente visitou uma fábrica de sementes do Movimento de Pequenos Agricultores em São Miguel do Oeste.

ula visita a Cooperoeste, cooperativa e agroindústria dos sem terra produtora de derivados de leite, em São Miguel do Oeste (SC)

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista

Da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial a SC