Lula é sinônimo de esperança para as mulheres brasileiras

Mulheres defendem e apostam no ex-presidente para a retomada de direitos ameaçados pelo governo golpista

Ricardo Stuckert

Governos petistas, com Lula e Dilma, foram os que mais investiram em políticas para as mulheres

A fala da presidenta legítima, Dilma Rousseff, ao final do Encontro Nacional do PT, no sábado (4), em São Paulo, resumiu o significado da candidatura de Lula à Presidência da República para as mulheres.

“O Lula representa uma ideia. O Lula representa um programa. E, sobretudo, o Lula representa a esperança de que nós vamos mudar esse país”, discursou a presidenta.

O discurso de Dilma é o mesmo compartilhado por milhares de mulheres espalhadas pelo Brasil, especialmente por aquelas que nos governos petistas conquistaram a casa própria, viram seus filhos entrarem na universidade e acompanharam, de perto, melhorias nas suas comunidades.

Hoje, essas mesmas mulheres sentem os efeitos do golpe, com o corte de verbas para políticas públicas e retirada de direitos, que impactam sobretudo aquelas que são negras e periféricas.

Sem plano B, a militante dos movimentos negro e feminista Kika Silva, de São Paulo, reforça que Lula é a única opção viável para a retomada da democracia no país e para a afirmação de direitos  ameaçados pela política do governo golpista.

“Para nós, mulheres negras, é importantíssimo que o Lula seja o nosso candidato, e o PT deve insistir nisso até o último instante. Foi através das políticas do Lula, e dos governos petistas, que a população negra, pobre e periférica, em especial as mulheres negras, avançaram nas políticas de promoção da igualdade racial”, disse.

A jovem Roselaine Nunes tem 21 anos e mora em Brasília. Ela falou, em nome da juventude, que também aposta em Lula para voltar a vislumbrar a oportunidade de um futuro melhor.

“Vemos o Lula como uma esperança, principalmente para nós que estamos entrando no mercado de trabalho agora, e já nos deparamos com esse cenário desanimador. Ele é a figura que pode mudar essa situação, a única pessoa da esquerda que pode concorrer e ganhar essa eleição”, opinou a estudante.

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, durante Encontro Nacional do PT, em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert

Da capital federal para o Nordeste, a voz de Ada Carvalho, que vem do Ceará, também faz coro com a de milhões de brasileiras e brasileiros que acreditam que o Brasil precisa de Lula para voltar a ser feliz.

“Lula é a pessoa que representa a oportunidade de a gente retomar o caminho dos avanços. Com o golpe, sem dúvida as mulheres foram as mais atingidas. O Lula representa a retomada do projeto democrático para o país, da soberania nacional. As mulheres vão tirar o Lula da cadeia e colocá-lo nas ruas, com o povo, onde ele sempre esteve”, afirmou Ada.

A candidatura de Lula será registrada oficialmente no dia 15 de agosto com um grande ato da militância petista e dos movimentos sociais em Brasília. A senadora Regina Sousa (PT-PI) convocou as mulheres para pintar a cidade de vermelho e mostrar que estão ao lado de Lula.

“Dia 15, Brasília tem que ficar vermelha, e as mulheres, principalmente, têm de estar lá, porque defendemos essa candidatura. Foi com Lula que conquistamos espaço institucional, que foi retirado pelo golpista. Temos que retomar esses espaços, por isso queremos Lula presidente”, concluiu a senadora.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas