Lula e Wagner celebram os 200 anos da Independência da Bahia

Senador e ex-presidente participam neste sábado do Grande Ato da Independência. Evento será transmitido pela TvPT

Ricardo Stuckert

Presidente Lula e senador Jaques Wagner

O senador Jaques Wagner (PT-BA) participa neste sábado (2) das celebrações do 2 de Julho, data em que se comemora a Independência do Brasil na Bahia. E neste ano, a marcante data chega aos 200 anos. O evento contará com a participação, além do senador, do governador Rui Costa, do pré-candidato ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues e do ex-presidente Lula.

“Vamos celebrar a nossa independência com a presença mais que especial do nosso presidente Lula no 2 de Julho, em Salvador. A gente chamou e ele vem. É Lula e Jerônimo Rodrigues cá, com toda a nossa gente. Vamos juntos?”, convidou Wagner nas redes sociais.

LEIA MAIS: Lula vai a Salvador participar do grande ato de 2 de Julho

O fogo simbólico do 2 de Julho, data da celebração, deixou a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, na manhã da última quinta-feira (30), em direção a Salvador, para o desfile de celebração no sábado. A corrida com o fogo simbólico faz o trajeto dos batalhões que partiram das vilas do Recôncavo a Salvador, para enfrentar as tropas portuguesas.

A cerimônia do fogo simbólico começa em Cachoeira, porque a cidade foi o quartel das tropas que lutaram pela Independência na Bahia em 1823. Um ano antes, em 25 de junho de 1822, os cachoeiranos já se rebelavam contra Portugal. Segundo historiadores, se não fosse o 2 de Julho, o Brasil não conseguiria soberania.

O ex-presidente Lula falou, nesta sexta-feira (1º), durante entrevista concedida à Rádio Metrópole de Salvador, que participará do grande ato Grande Ato da Independência previsto para começar às 10h30, na Arena Fonte Nova. Antes, pela manhã, participará do cortejo cívico entre os bairros Lapinha e Campo Grande.

LEIA MAIS: Lula: “Você não tem soberania, não tem independência com fome” 

“Vamos fazer um grande evento no estádio Fonte Nova amanhã. Mas, antes vou participar da caminhada do 2 de Julho. Estou com saudade. Estamos fazendo 200 anos da Independência e a Bahia tem uma grande responsabilidade na consagração e definição da Independência brasileira. Se não fossem os baianos com aquela coragem e a participação de três mulheres extraordinárias – Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria – que tiveram coragem de enfrentar os portugueses, quem sabe a gente não tivesse nossa independência consagrada”, destacou o ex-presidente.

Para a vereadora do PT em Salvador Maria Marighella, Lula se coloca ao lado da cultura e da soberania populares ao participar da celebração. “É um ato da cultura brasileira contra a colonização. Então, quando o presidente Lula vem para a Bahia ele também faz corpo com essa luta por independência popular e com a cara do Brasil”, disse Marighella ao Jornal PT Brasil na quarta-feira (29)

A TvPT fará a transmissão ao vivo do evento na Fonte Nova. Veículos de imprensa interessados na cobertura presencial podem credenciar seus profissionais por meio deste link.

Legado do PT para o povo baiano

O senador Jaques Wagner teve a honra de ser governador da Bahia, em 2006, e reeleito em 2010. Seus dois governos foram marcados pela forte aposta nos valores republicanos, refundando a democracia na Bahia, em diálogo transparente e franco com o conjunto da sociedade – inclusive com a oposição, sem as perseguições que marcaram a política baiana por décadas; foco no desenvolvimento social e implementação de políticas públicas voltadas às camadas historicamente excluídas da população; no investimento em geração de emprego, renda e combate às desigualdades regionais; e na inauguração de um novo ciclo de crescimento econômico no estado, com a dinamização do parque industrial e construção de grandes obras de infraestrutura, que redesenharam as logísticas econômicas, sociais e culturais da Bahia.

Sua popularidade foi posta à prova em 2014, quando elegeu seu sucessor, amigo e ex-secretário Rui Costa, também em primeiro turno, para o Palácio de Ondina.

A antiga forma de administrar o estado, pautada pelo autoritarismo, sectarismo, exclusão social e desigualdade, deu lugar a uma nova forma de fazer política. Os governos do PT deram voz e vez a todos e todas, criaram territórios de identidade em toda a Bahia e colocaram o povo e os seus direitos no centro do debate e das ações.

Jaques Wagner deu início a essas transformações a partir de 2007, com a criação de secretarias como a das Mulheres e do Combate ao Racismo, com a promulgação do Estatuto da Desigualdade Racial, e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Foi pioneiro em programas que mudaram a realidade de milhões de baianos, como o Água Para Todos e o Luz para Todos, que levaram água e energia elétrica para regiões onde antes não existiam esses serviços básicos.

Assim como Wagner, uma das principais prioridades de Rui é ampliar e qualificar o acesso à saúde em todo o estado. Em quase 16 anos de governo, Wagner e Rui investiram mais de R$ 12 bilhões na agricultura familiar, transformando a realidade de milhões de camponeses. Planejaram e executaram grandes obras estruturantes para melhoria da mobilidade urbana, como o metrô, o VLT, a linha Azul e Vermelha, a ponte Ilhéus-Pontal e o novo aeroporto de Ilhéus, dentre outras, além da construção e recuperação de mais de 15 mil quilômetros de estradas.

Do PT Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast