Lula: educação inclusiva deve ser prioridade para pessoas com deficiência

Encontro no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência marca a necessidade de novos caminhos na promoção e defesa dos direitos e inclusão na sociedade brasileira

Ricardo Stuckert

Lula: “É todo um processo de educação para vencer todo um processo de resistência na luta das pessoas com deficiência”

Na tarde desta quarta-feira, 21, no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, Lula se reuniu com lideranças dos movimentos que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e com representantes do Partido dos Trabalhadores (PT).

Durante o evento, Lula ressaltou a necessidade de envolvimento da sociedade para entender o processo de luta das pessoas com deficiência por meio da educação. Disse ainda que seu compromisso é realizar em 2023 conferências municipais, estaduais e nacional para ser realizada uma revisão do que o país conquistou e aprimorar o que está fragilizado com propostas novas, focando “plenitude de respeito e plenitude democrática”.

Lula falou da importância do envolvimento e responsabilidade do poder público na luta dos direitos humanos e afirmou que será preciso reconstruir o que o governo de Bolsonaro destruiu. “As conquistas obtidas são poucas diante das conquistas que precisam avançar outra vez”.

Novas conferências

A realização de novas conferências para traçar novos rumos para o país foi destaque na fala de Lula, que apontou a relevância de se fazer mais pelo Brasil. Não tem outra razão para eu me candidatar novamente à presidência, se não for para fazer mais e melhor do que fizemos”.

“Não posso voltar a ser presidente para fazer igual ao que fizemos. Temos de fazer mais, descobrir novos desejos e novas necessidades para que esse país se modernize, se humanize e para que seja um país altamente civilizado e fazer com que nunca mais a negação da política permita que tenhamos um presidente como o de agora”.

Lula explicou que as conferências são uma forma de retomar a construção de políticas que estavam em desenvolvimento nos seus dois mandatos à frente da Presidência. Também citou avanços nos governos PT, por exemplo, com a acessibilidade das pessoas com deficiência visual no programa Minha Casa Minha Vida.

“Quando eu estava na Presidência nós fizemos 74 conferências nacionais. Eu participei da grande maioria delas. E nós vamos ter que voltar a fazer outra vez as conferências nacionais para que vocês coloquem quais são os novos problemas que surgiram”.

Problemas no desgoverno de Bolsonaro

Lula destacou a demora para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo para essa população e para idosos com mais de 65 anos. “Tem muita gente sem receber BPC. O salário mínimo tem cinco anos que não aumenta. Tem gente na fila para receber um benefício há quatro anos. Coisa que a gente fazia em 20 dias. Ou seja, era para gente ter avançado muito mais”.

“Fizeram proposta para construir uma ponte para o futuro e cavaram um abismo para que a sociedade caísse dentro nele. Esse é o mundo que estamos vivendo agora”.

No encontro, o presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA) Aloízio Mercante enfatizou que o momento é de alerta para a necessidade de políticas públicas que assegurem os direitos para a participação das pessoas com deficiência na sociedade brasileiro e, que “isso está acontecendo em todo mundo”.

O coordenador do Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência do PT, Rubinho, destacou que o Brasil precisa de capacitismo e de uma sociedade mais fraterna, mais humana e sem discriminação.

“Inclusão começa quando não somos pessoas portadoras e com necessidades especiais nem coitadinhos, como se tivéssemos sangue azul. É vermelho. Nosso sangue é vermelho da esperança. Dormimos com a esperança e acordamos com a resistência. As pessoas com deficiência merecem e querem ser como os outros, defendendo seu próprio protagonismo e mostrar que somos capazes”.

Legado do PT

O ex-secretário Especial de Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff, Rogério Sottili, elencou os avanços na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência nos governos do PT. Confira:

– Ampliação do BPC para pessoas com deficiência

– Convenção da ONU

– Lei Brasileira de Inclusão com Deficiência

–  Lei de Cotas em empresas com mais de 100 funcionários nas empresas brasileiras

– Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva

– Aumento de matrículas na educação básica de 24% para 86% de 2003 para 2016

– Aumento de matrículas no ensino superior cresceu 5078 para 33 mil 475

– Escola regular onde todas as crianças com todas as crianças

Lei do Cão Guia – em ato histórico no Palácio do Planalto com a participação de pessoas com deficiência visual

– Consolidação da inclusão escolar no Brasil

– Realização de quatro conferências nacionais, com a elaboração do Plano Nacional das Pessoas com Deficiência e Viver Livre

– Conquista de 9,5 milhões de próteses e meios auxiliares no Brasil, com capacitação de 486 protesistas e ortesistas

– Criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

– Construção dos programas Brasileiro de Acessibilidade Urbana e de Turismo Acessível

“Se o poder público assume a sua responsabilidade, tudo fica mais fácil”, afirma Lula.

Assista, na integra, encontro com os movimentos em defesa das pessoas com deficiência:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast