Lula em Bagé: “Quem hoje grita contra amanhã baterá palmas para nós”

No primeiro dia de Lula pelo Brasil, ex-presidente foi presenteado com uma placa por ter inaugurado a primeira universidade federal da região, a UNIPAMPA

Ricardo Stuckert

Lula visita a UNIPAMPA, em Bagé, universidade criada por ele em 2005

Primeira parada da quarta edição de Lula pelo Brasil, a UNIPAMPA, em Bagé, é uma joia no Rio Grande do Sul. A universidade, a primeira federal da região, uma demanda histórica da região e um fator essencial no desenvolvimento local, foi o palco da primeira parada do ex-presidente Lula após desembarcar no aeroporto da cidade.

Na chegada ao município um gripo de ruralistas tentou impedir o acesso do ex-presidente, uma manifestação da direita que não chegou a ofuscar o belo encontro do ex-presidente com a comunidade acadêmica e os moradores da região.

Após visitar um laboratório, Lula falou ao público de cima de um caminhão, lembrando que, inicialmente, não havia previsão de que a caravana passasse pela cidade. “Eu pedi aos organizadores, porque não tinha como o avião descer em Bagé e eu não visitar esta universidade.”

“Eu não esperava que a direita fascista fosse capaz de pedir que eu não pudesse visitar esta universidade. Essas pessoas deveriam ter feito o protesto quando nós viemos criar a universidade”, afirmou, lembrando a bela inauguração, em julho de 2005, com mais de 40 mil pessoas. Após a visita, Lula foi presenteado com uma placa de agradecimento pela criação da universidade.

“A elite brasileira nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade. Prova disso é que todos os países da América do Sul tiveram uma universidade antes da gente.”

Lula recebe placa de agradecimento pela fundação da UNIPAMPA

Entre as fortes convicções do ex-presidente, está a de que não é possível criar um país realmente competitivo sem investir em educação. Daí a importância de, em todas as caravanas que ter feito, visitar campi e participar de debates com reitores, professores e membros da comunidade acadêmica, o que irá se repetir ao longo desta edição de Lula pelo Brasil.

Em sua fala, a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff manifestou sua alegria por participar desta inauguração da caravana. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui em Bagé porque foi aqui que Lula criou uma universidade que deu acesso ao Ensino Superior ao Pampa. Nós fizemos um governo que mais recursos deu aos produtores rurais deste país.”

Sobre o livre direito à manifestação, Lula diz não se intimidar. “Se tem alguém que não gosta de mim aqui, isso vai me estimular a voltar muitas vezes. Se existe alguém que aprendeu a respeitar os outros fomos nós do PT, toda vez que perdemos uma eleição e soubemos aceitar o resultado.”

“Não tenho nenhuma preocupação com essas pessoas que estão se manifestando contra, amanhã estarão batendo palmas por tudo o que gente fez e vai fazer pelo país”, afirmou. “Eu vou visitar 26 cidades até Curitiba pra mostrar que nós queremos e sabemos cuidar desse país”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Por Clarice Cardoso, da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial ao RS